IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aeroporto de Guarulhos proíbe decolagens da Avianca por falta de pagamento

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/04/2019 18h47Atualizada em 12/04/2019 10h27

O aeroporto internacional de Guarulhos (SP) vai impedir que a Avianca Brasil decole voos em seus terminais a partir de amanhã, afirmou em nota a administradora GRU Airport. As decolagens só serão permitidas se a empresa aérea retomar o pagamento pelo uso das instalações do aeroporto.

Devido à falta de pagamento, o aeroporto decidiu cobrar antecipadamente as taxas pelo uso dos terminais pela Avianca. O terminal de Guarulhos concentra a maior operação da companhia aérea no país. A GRU Airport não informa o valor total da dívida da Avianca, mas se estima que seja em torno de R$ 25 milhões.

A Avianca pode, ainda, ser proibida de decolar de outros aeroportos, como o do Galeão, no Rio de Janeiro, o de Fortaleza (CE) e o de Salvador (BA). A empresa aérea tem dívidas com todos eles.

Florianópolis e Porto Alegre mantêm voos

Os aeroportos de Florianópolis (SC) e de Porto Alegre (RS) informaram que chegaram a um acordo com a Avianca, e as decolagens da empresa estão mantidas.

A Floripa Airport disse, em nota, que "firmou acordo com a Avianca Brasil e, portanto, a operação desta empresa aérea está normalizada no Aeroporto Internacional de Florianópolis". Além disso, afirmou que comunicaria aos passageiros qualquer modificação nos voos da companhia.

A Fraport Brasil, administradora do aeroporto de Porto Alegre, informou que a Avianca fez o repasse antecipado das taxas de embarque dos voos domésticos que partem do terminal amanhã. "Desta forma, os voos de amanhã estão confirmados", disse a empresa em nota.

Como não há garantia de que os repasses dos demais dias sejam feitos pela Avianca, a Fraport Brasil afirmou que os passageiros devem sempre checar a situação de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto.

A Avianca Brasil pediu recuperação judicial em dezembro e desde então tem enfrentado pedidos de retomada de aviões de sua frota por parte de empresas de leasing.

(Com Reuters)

Veja caminho que sua mala faz no aeroporto depois de despachada

UOL Notícias