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Estudo: 82% dos gamers brasileiros veem anúncios para ganhar itens ou vidas

Eliane Pereira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/06/2019 15h39

Dois terços dos brasileiros jogam algum tipo de jogo eletrônico --a maioria, no celular. Entre esses jogadores, 82% assistem a anúncios em vídeo para ganhar itens ou vidas extras em vez de pagar por eles. Os dados são da pesquisa The Mobile Gaming, feita pela AdColony (representada no Brasil pela Adsmovil) em parceria com a OnDevice. O estudo apontou, ainda, que a maioria dos entrevistados (72%) joga em seus celulares todos os dias.

O smartphone é a principal plataforma de jogo entre os brasileiros (83%), segundo outro estudo, a Pesquisa Game Brasil 2019. Em segundo lugar vem o console de videogame (48,5%) e, em terceiro, notebooks (42,6%). A mobilidade do smartphone é o critério mais importante para esses jogadores, de acordo com a pesquisa, feita pelo Sioux Group, Blend News Research, ESPM e Go Gamers.

Em relação à publicidade nos jogos, uma em cada quatro pessoas que assistem aos vídeos diz se lembrar dos anúncios que viu. "O Brasil é, sem dúvida, um dos países com maior receptividade em relação à publicidade no ambiente dos dispositivos móveis", afirmou Alberto Pardo, CEO da Adsmovil.

Um dos motivos para essa receptividade, de acordo com o executivo, é que o formato de vídeo publicitário dentro do game não é considerado invasivo, já que o próprio usuário escolhe ver o anúncio em troca de algum benefício no jogo.

Com as ferramentas à disposição de agências e anunciantes, é possível identificar um usuário único e classificá-lo de acordo com seu comportamento no ambiente do aplicativo --por exemplo, por quais conteúdos navega, que aplicativos tem instalados, com quais anúncios interage e por onde costuma transitar com mais frequência. "Hoje, poucas marcas mostram resistência à publicidade em jogos mobile", afirmou Pardo.

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