IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dalton Pastore, da ESPM: A publicidade perdeu o monopólio da voz

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/12/2019 04h01

Dalton Pastore, presidente da ESPM, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (24).

Dalton aborda as transformações no mercado de comunicação que, segundo ele, "perdeu o monopólio da voz" (no programa disponibilizado acima, o tema é abordado a partir de 5:39): "Todos falam, escrevem, produzem e se comunicam. [...] Cada vez que um setor perde o monopólio, é uma revolução".

"Antes era muito fácil. Com a força que tinha a mídia de massa, você tinha uma ideia brilhante, fazia um comercial brilhante, o Brasil inteiro ficava sabendo naquela noite", lembra ele, responsável por sucessos como a propaganda do "tio da Sukita" e a campanha "faz um 21", da Embratel.

Dalton trabalhou em agências como Propeg e Artplan. Atuou por 15 anos na Ogilvy Brasil, onde foi presidente. No Grupo Abril, foi diretor geral da Editora Primavera da Argentina e diretor geral de publicidade da companhia no Brasil. Fundou e presidiu a Carillo Pastore Euro RSCG, que se tornou uma das maiores agências de publicidade do país nos anos 2000.

Na entrevista, Pastore também disse que o "grande charme" da publicidade passou (a partir de 4:16). "Esse grande charme, essa grande atratividade da publicidade que a gente viveu nos anos 70, 80, passou. Você não tem mais o publicitário superstar, popstar, que aparece o tempo todo, então teve uma mudança radical."

Por outro lado, compara, o nível de complexidade na profissão aumentou muito. Hoje não se trata mais de fazer anúncios, mas sim de criar estratégias de relacionamento entre marcas, consumidores e canais de distribuição, por exemplo.

O presidente da ESPM falou sobre as alterações que o mercado de educação tem atravessado no país. "Educação é produzir e transmitir conhecimento. Temos que criar ambiente para que os estudantes criem habilidades pessoais. O convívio na universidade tem se tornado cada vez mais importante", afirma (no programa acima, a partir de 6:50).

O podcast Mídia e Marketing do UOL, com foco em propaganda e criatividade, tem conversas com comandantes de agências, vice-presidentes e diretores de marketing de anunciantes, diretores de criação, empreendedores e executivos de start-ups. Os programas são publicados todas às terças-feiras.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.