IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bob Wollheim, da CI&T: "Transformação digital é sobre pessoas"

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/01/2020 04h01

Bob Wollheim, Chief Strategy Officer da CI&T, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (21).

Na entrevista, o executivo fala sobre a transformação digital nas empresas, tema central de debates no setor. "Transformação digital não é sobre tecnologia, é sobre pessoas. Transformar coisa é bem mais simples do que transformar gente", diz (no arquivo acima, a declaração está a partir dos 9:32).

"Talvez a gente nem transforme as pessoas, mas evolua as pessoas, e esse é um processo complexo. A cultura é o resultado desse caldo onde você põe um monte de pessoas juntas para fazer algumas coisas. Então é mexer nas pessoas, mexer na cultura. Como faço isso sem destruir tudo o que tenho? Como inovo sem ser destruidor, sem ser maluco?", questionou Wollheim.

Ele também apontou o risco para aqueles que ficam presos a antigos modelos de negócio, sem buscar inovação. "Tem uma frase que eu ouvia: 'quando ficar mais relevante, a gente vai lá e faz'. Todo mundo que falou isso morreu, mesmo grandes empresas globais", declara.

Investidor digital, Wolheim foi um dos criadores da plataforma YouPix e diretor da área digital do Grupo ABC, uma das maiores holdings de comunicação do país.

O podcast Mídia e Marketing do UOL, com foco em propaganda e criatividade, tem conversas com comandantes de agências, vice-presidentes e diretores de marketing de anunciantes, diretores de criação, empreendedores e executivos de start-ups. Os programas são publicados todas às terças-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.