PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Mídia e Marketing

Consultoria confia no crescimento dos investimentos em publicidade em 2020

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/03/2020 18h57

Mesmo com o crescimento do surto de coronavírus pelo mundo, a consultoria eMarketer acredita que o mercado publicitário, que sofre com a pandemia, deverá recuperar suas forças no segundo semestre de 2020.

A empresa espera que os investimentos globais em publicidade alcancem US$ 691,7 bilhões, um crescimento de 7% se comparado ao ano anterior. Na previsão anterior, a estimativa de crescimento era de 7,4%.

Segundo o AdAge, publicação especializada em publicidade, a estimativa parece "bastante otimista, especialmente quando visto da perspectiva dos EUA, onde a pandemia forçou pedidos de fechamentos de lojas, demissões e suspensão de campanhas publicitárias".

"Nossas previsões são para o ano todo. Ainda há uma forte possibilidade de que o vírus possa ser contido nos próximos meses, permitindo uma recuperação no segundo semestre de 2020. Na maioria dos países, a maior parte dos investimentos em publicidade acontece no final do ano", diz a consultoria.

A eMarketer ainda destaca dois pontos de atenção. Se os Jogos Olímpicos forem cancelados, que ainda pode acontecer, a empresa afirma que "poderia reavaliar a perspectiva". Além disso, as verbas destinadas à mídia exterior podem ter um impacto negativo em todo o mundo, caso "as medidas de distanciamento e isolamento social se expandirem para territórios maiores".

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.

Mídia e Marketing