IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Centenário de Florestan Fernandes é comemorado com peça e live no UOL

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 18h00

O UOL, em parceria com a Casa do Saber e o Sesc, apresenta nesta quarta (22) uma homenagem ao centenário de Florestan Fernandes, no YouTube do UOL.

A partir das 19h30, ocorre a apresentação da leitura da peça "Vicente e Antonio — A história de uma amizade: Florestan Fernandes e Antonio Candido". O texto da leitura dramática é baseado em cartas inéditas trocadas pelo sociólogo e o crítico literário desde fevereiro de 1942 até o fim da vida de Florestan, na década de 1990.

Na sequência, às 21h, o jornalista Fábio Pannunzio medeia uma roda de conversa ao vivo para discutir o legado de Florestan e a importância dele no século XXI. O crítico literário Roberto Schwarz e o psicanalista Christian Dunker falarão sobre as relações sociais e o momento conturbado que vivemos.

O texto de "Vicente e Antonio" é de autoria de Oswaldo Mendes e será lido por quatro atores, sob a direção de Eduardo Tolentino de Araújo, primo de Antonio Candido, e diretor do Grupo Tapa. No elenco, Walter Breda (Florestan Fernandes), José Augusto Zacchi (Florestan Fernandes jovem), Oswaldo Mendes (Antonio Candido) e Caetano O'Maihlan (Antonio Candido jovem), com a participação especial do cantor e violonista Zé Luiz Mazziotti.

Florestan Fernandes nasceu em 22 de julho de 1920. Entrou na USP em 1941 para estudar ciências sociais. Já mestre e doutor em 1953, virou professor titular da universidade. Era filiado ao Partido Socialista Revolucionário quando foi preso pela Ditadura Militar em 1964. Perdeu o cargo de professor e viveu exilado entre EUA e Canadá. Voltou ao Brasil e se filiou ao PT nos anos 1980. Ingressou na Câmara dos Deputados em 1986 e foi um dos constituintes mais importantes. Escreveu mais de 50 livros e foi colunista da Folha de S.Paulo e do Estadão.

O evento é uma parceria UOL, Casa do Saber, Grupo Tapa e Sesc. Você pode acompanhar pelo YouTube do UOL.