IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juca Kfouri e Thaís Oyama representam o UOL na campanha Vacina Sim

Juca Kfouri na campanha do consórcio de imprensa #VacinaSim - Divulgação Consórcio de Imprensa
Juca Kfouri na campanha do consórcio de imprensa #VacinaSim Imagem: Divulgação Consórcio de Imprensa

Do UOL, em São Paulo

14/02/2021 04h00

Mais de 4 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19 em todo o Brasil. Com a notícia da chegada de mais insumos ao país para a produção de novas doses da vacina, a previsão é que mais brasileiros possam garantir em breve a imunização contra a doença. É nesse cenário que o consórcio de veículos de imprensa lança mais uma fase de sua campanha de conscientização da importância da vacina. A partir do próximo domingo, dia 14, jornalistas, colunistas, atores e apresentadores da TV Globo, G1, GloboNews, O GLOBO, Extra, Estadão, Folha de S.Paulo e UOL estarão nas novas peças da campanha "Vacina Sim", ajudando a amplificar a informação de que a vacina protege todos.

A nova fase, que será lançada no 'Fantástico', conta com a participação de quase 30 profissionais dos veículos do consórcio. São eles: os jornalistas da TV Globo Renata Lo Prete, Glória Maria, William Bonner, Renata Vasconcellos e Bárbara Coelho; o médico Drauzio Varella; os colunistas da Folha de S. Paulo Luiz Felipe Pondé e Djamila Ribeiro; os colunistas de O Globo Ancelmo Gois e Miriam Leitão; a colunista Renata Cafardo e a chefe da sucursal de Brasília do Estadão Andreza Matais; os colunistas do UOL Juca Kfouri e Thaís Oyama; a comentarista Fabi Alvim e o narrador Luis Roberto, da TV Globo; Maria Beltrão e Aline Midlej, jornalistas da GloboNews; Paula Paiva e Luiza Tenente, jornalistas do G1; os apresentadores da TV Globo Fátima Bernardes e Serginho Groisman; e os atores da TV Globo Fernanda Montenegro, Juliana Alves, Cauã Reymond, Lázaro Ramos, Babu Santana, Ary Fontoura e Regina Casé.

Fernanda Montenegro na campanha Vacina Sim - Divulgação Consórcio de Imprensa - Divulgação Consórcio de Imprensa
Fernanda Montenegro na campanha #VacinaSim, do Consórcio de Imprensa
Imagem: Divulgação Consórcio de Imprensa

A atriz da Globo Fernanda Montenegro é um dos rostos da campanha. Aos 91 anos, ela recebeu a primeira dose da vacina contra COVID-19 na semana passada. E falou com otimismo da imunização. "Vacina é a nossa esperança ativa", afirmou. Andreza Matais, chefe da sucursal de Brasília do Estadão, também falou sobre esperança. "A campanha é a única saída possível para a gente não perder mais ninguém. Milhares de brasileiros poderiam ter sobrevivido se a vacina tivesse chegado antes. Se hoje a gente tem medo de respirar, de esbarrar no outro, medo por nossos idosos, que enfrentam angústia e ansiedade, a vacina é nossa chance de voltarmos a ser o povo alegre que sempre fomos. Quem aí não está com saudade de um abraço? Fale para seus amigos e familiares que a vacina é segura, tem aval de nossos cientistas", declarou.

"O combate de uma pandemia tão mortal exige, diz a ciência, lavar bem as mãos, adotar o isolamento social, usar máscara e, agora, vacinar. Mas só que é preciso também martelar o tempo todo esta necessidade de boas práticas, além de manter o público informado toda hora sobre o avanço deste inimigo traiçoeiro. É aí que entra o jornalismo que, modestamente, tem feito um trabalho histórico nesta guerra sem quartel. A prova disso é esta campanha de vacinação, promovida pelos veículos de consórcio de imprensa. Basta de blá blá blá, agora é 'vacinação ou a vida'", afirma Ancelmo Gois, colunista de O Globo.

Luiz Felipe Pondé, escritor e colunista da Folha de S. Paulo, lembrou a importância histórica da vacina no combate a doenças. "Se você conhece alguém que tenha dúvidas sobre vacinas, peça a ela que olhe a sua volta e veja quantas crianças com sequelas de poliomielite ela conhece. A razão do número de casos terem se reduzido dramaticamente é a vacina e nada mais. Negar vacinas é como crer que a Terra seja plana".

Thaís Oyama na campanha Vacina Sim - Divulgação Consórcio de Imprensa - Divulgação Consórcio de Imprensa
Thaís Oyama na campanha #VacinaSim, do consórcio de imprensa
Imagem: Divulgação Consórcio de Imprensa

Thaís Oyama, colunista do portal UOL, traz uma reflexão sobre a importância da campanha para o coletivo. "A vacina é o nosso passaporte para a liberdade. Mas ela só vai funcionar se tiver a adesão de boa parte da sociedade. A campanha "Vacina sim" vai ajudar os brasileiros a se imunizarem também contra a desinformação e as fake news", concluiu a jornalista.

Além dos filmes, estão previstas peças para as mídias impressas e digitais dos veículos do consórcio e ativações nas redes sociais, a partir de domingo.