PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Mídia e Marketing

Podcast traz história e curiosidades sobre 70 anos da Bienal de São Paulo

Podcast Bienal, 70 anos traz histórias e curiosidades; apresentação é de Marina Person - Arte/UOL
Podcast Bienal, 70 anos traz histórias e curiosidades; apresentação é de Marina Person Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/07/2021 04h01

O podcast "Bienal, 70 anos" estreia neste sábado (03) uma temporada de dez episódios que contam a história do evento, realizado pela primeira vez em 1951. O programa, uma coprodução do UOL e Fundação Bienal de São Paulo, tem apresentação de Marina Person. Novos episódios serão publicados sempre aos sábados. Ouça o lançamento no arquivo abaixo.

O primeiro episódio trata da década de 50, quando Ciccillo Matarazzo criou a 1ª Bienal de São Paulo (1951) com o apoio da mulher, Yolanda Penteado. Em seguida, os episódios falam das décadas de 60 (ep. 2), de 70 (ep. 3), de 80 (ep. 4), de 90 (ep. 5), de 2000 a 2009 (ep. 6) e de 2010 a 2019 (ep. 7).

bienal - Autor desconhecido/Fundação Bienal de São Paulo/Arquivo Histórico Wanda Svevo - Autor desconhecido/Fundação Bienal de São Paulo/Arquivo Histórico Wanda Svevo
Inauguração da 1ª Bienal de São Paulo, com Ciccillo Matarazzo, o criador da mostra, ao centro
Imagem: Autor desconhecido/Fundação Bienal de São Paulo/Arquivo Histórico Wanda Svevo

O oitavo programa traz detalhes da 34ª Bienal, realizada a partir de 4 de setembro no pavilhão Ciccillo Matarazzo, em São Paulo. O nono fala da Bienal além das Bienais, enquanto o décimo responde às dúvidas dos ouvintes sobre arte e sobre o evento (para participar, escreva para 70anos@bienal.org.br).

O episódio da década de 50, que você escuta acima, mostra como o evento surgiu em meio a um clima de improviso, inclusive com artistas ajudando a pendurar as obras e organizar as peças. No pavilhão do Trianon --onde futuramente seria construído o Masp (Museu de Arte de São Paulo)-- quase duas mil obras vindas de 25 países formaram a primeira edição da Bienal. Tem também detalhes de como a obra Guernica, de Pablo Picasso, veio parar no Brasil -- uma história que envolve muita negociação, viagem de navio e um caminhão atolado.

Você pode acompanhar o podcast "Bienal, 70 anos" no Youtube, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, na Amazon Music e também no site bienal.org.br/70anos.

Mídia e Marketing