Podcast traz história e curiosidades sobre 70 anos da Bienal de São Paulo
O podcast "Bienal, 70 anos" estreia neste sábado (03) uma temporada de dez episódios que contam a história do evento, realizado pela primeira vez em 1951. O programa, uma coprodução do UOL e Fundação Bienal de São Paulo, tem apresentação de Marina Person. Novos episódios serão publicados sempre aos sábados. Ouça o lançamento no arquivo abaixo.
O primeiro episódio trata da década de 50, quando Ciccillo Matarazzo criou a 1ª Bienal de São Paulo (1951) com o apoio da mulher, Yolanda Penteado. Em seguida, os episódios falam das décadas de 60 (ep. 2), de 70 (ep. 3), de 80 (ep. 4), de 90 (ep. 5), de 2000 a 2009 (ep. 6) e de 2010 a 2019 (ep. 7).
O oitavo programa traz detalhes da 34ª Bienal, realizada a partir de 4 de setembro no pavilhão Ciccillo Matarazzo, em São Paulo. O nono fala da Bienal além das Bienais, enquanto o décimo responde às dúvidas dos ouvintes sobre arte e sobre o evento (para participar, escreva para 70anos@bienal.org.br).
O episódio da década de 50, que você escuta acima, mostra como o evento surgiu em meio a um clima de improviso, inclusive com artistas ajudando a pendurar as obras e organizar as peças. No pavilhão do Trianon --onde futuramente seria construído o Masp (Museu de Arte de São Paulo)-- quase duas mil obras vindas de 25 países formaram a primeira edição da Bienal. Tem também detalhes de como a obra Guernica, de Pablo Picasso, veio parar no Brasil -- uma história que envolve muita negociação, viagem de navio e um caminhão atolado.
Você pode acompanhar o podcast "Bienal, 70 anos" no Youtube, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, na Amazon Music e também no site bienal.org.br/70anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.