IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Assista hoje, ao vivo, à premiação Lugares Incríveis para Trabalhar 2021

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

do UOL, em São Paulo

31/08/2021 04h00

O UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços digitais, e a Fundação Instituto de Administração (FIA) anunciam, nesta terça-feira, 31 de agosto, os vencedores da segunda edição do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar. A cerimônia, transmitida ao vivo às 14h pelo Canal UOL, terá como tema "O Futuro do Trabalho".

O prêmio é baseado na pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), elaborada por dois professores da FIA, André Fischer e Joel Dutra, que estão entre as maiores referências em gestão de pessoas no país.

A programação vai revelar as empresas com os mais altos índices de satisfação entre seus colaboradores, separadas por porte: grandes, médias e pequenas. Também haverá destaque para sete categorias especiais, contemplando tópicos como inclusão, inovação e carreira.

O evento será apresentado pela jornalista Fabíola Cidral, com participações especiais de Monique Evelle, consultora de inovação no Nubank e uma das maiores vozes em consultoria e estratégia criativa no Brasil, e de Max Gehringer, autor, pensador, influenciador e especialista em carreiras e gestão.

"Divulgar as empresas empenhadas em criar e manter os melhores ambientes de trabalho, que alinham suas metas às dos colaboradores, é uma maneira de inspirar todas as companhias do país. O papel do UOL, como um dos maiores e mais relevantes publishers de conteúdo no Brasil, é dar visibilidade a iniciativas de sucesso para que elas sejam replicadas ou adaptadas em outras equipes", diz Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

Os números da pesquisa

Entre fevereiro e junho de 2021, as 380 empresas inscritas no prêmio receberam um questionário sobre mais de 300 práticas de gestão, respondido pelo RH, e analisaram um conjunto de 58 frases assertivas sobre clima e cultura corporativa, em que 181.551 funcionários indicaram, em anonimato, se concordam ou discordam.

"A metodologia FIA vem de uma experiência de mais de 40 anos na área e já foi utilizada por mais de 1.500 empresas", explica Daniel Andere de Mello, coordenador técnico da FEEx e um das responsáveis por desenhar o estudo. "A pesquisa garante anonimato absoluto para os funcionários e uma análise criteriosa para as empresas".

As companhias com maior pontuação na coleta de dados passaram, também, por uma auditoria independente. O objetivo é checar a veracidade das práticas descritas pelo RH no questionário inicial e, se for preciso, ajustar as pontuações.

"As empresas participantes recebem acesso à plataforma de resultados da pesquisa. A ferramenta inclui, gratuitamente, os índices de todas as assertivas de clima organizacional, comparações com grupos de referência, gráficos e marcadores, entre outros recursos para facilitar a compreensão do ambiente de trabalho e dar suporte a decisões gerenciais", descreve Mello.

O futuro do trabalho

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é também um retrato dos principais desafios na gestão de pessoas no mercado brasileiro. Neste ano, líderes de empresas premiadas e convidados especiais debaterão as mudanças pelas quais o trabalho está passando - e ainda vai passar no mundo pós-pandemia.

"Temos observado inúmeras transformações nas organizações, desde a forma como estão lidando com os negócios e com a crise, até a gestão de pessoas de uma maneira mais dialogada e flexível, além do fortalecimento dos profissionais de RH nas empresas", afirma o professor André Fischer.

Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços, completa: "Depois de mais de um ano de desafios e adaptações, o trabalho passou por profundas transformações. Assim como a vida profissional invadiu nossas casas, as questões e expectativas pessoais de colaboradores e gestores estão mais presentes na gestão das empresas. A parceria do UOL com a FIA é uma maneira de acompanhar e divulgar os rumos que as empresas estão tomando para construir um futuro inovador, produtivo e, ao mesmo tempo, solidário e acolhedor."

Acompanhe o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, ao vivo, pelo Canal UOL.