IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Paraguai rebate Guedes por chamar país de ‘estado brasileiro mais rico’

Paulo Guedes afirmou que, com impostos baixos, Paraguai atrai investimentos do Brasil - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Paulo Guedes afirmou que, com impostos baixos, Paraguai atrai investimentos do Brasil Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília

20/03/2022 12h54

O governo do Paraguai rebateu o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na sexta-feira (18) afirmou que o país vizinho havia se tornado "praticamente um estado brasileiro com imposto zero". Pelo Twitter, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai lamentou "as expressões desafortunadas de um alto funcionário do governo brasileiro".

Na sexta-feira, durante evento no Ceará, Guedes afirmou, conforme o jornal O Globo, que os impostos altos no Brasil levavam muitos investimentos para o Paraguai.

De acordo com Guedes, o país vizinho baixou seus impostos e se tornou "o estado brasileiro mais rico" e o "que mais cresce".
Sem citar diretamente o nome de Guedes, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai usou a rede social para responder ao ministro.

"O Paraguai é e será sempre uma nação livre, soberana e independente, e em homenagem a quem o defendeu heroicamente ao longo de sua história, essas lamentáveis expressões não podem ser desprezadas."

Guerra e IPI

Durante o evento em Fortaleza-CE, na sexta-feira (18), Guedes também voltou a afirmar que o Brasil está preparado para enfrentar os efeitos econômicos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Além disso, o ministro voltou a afirmar que o governo estuda ampliar a redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Segundo ele, a ideia é passar de 25% para 35% a queda do tributo.