Google, Samsung e YouTube são as marcas mais influentes no país, diz estudo
Renato Pezzotti
Colaboração para o UOL, em São Paulo
12/04/2022 10h33Atualizada em 12/04/2022 17h58
A empresa de pesquisa Ipsos anunciou na manhã de hoje (12) seu ranking "Most Influential Brands", que aponta as marcas mais influentes para o consumidor brasileiro.
Como nas últimas 5 edições da lista, o Google continua na liderança do estudo entre os consumidores brasileiros. A Samsung ficou na segunda colocação. O YouTube, que estava na vice-liderança em 2020, caiu para a terceira posição —confira o ranking com as 10 primeiras abaixo.
Esta foi a 9ª versão brasileira do estudo, que avaliou 107 marcas. As únicas marcas fundadas no Brasil entre as 10 primeiras posições são Americanas e Natura. O ranking de 2021 pode ser considerado "o ano dos marketplaces", com Mercado Livre (9º lugar), Amazon (6º lugar) e Americanas (5º lugar) no Top 10.
O ranking avalia as marcas tendo em vista 54 atributos diferentes, em 6 diferentes dimensões (inovação, confiança, presença, responsabilidade social e engajamento online, além de incluir a influência da pandemia na análise). O estudo The Most Influential Brands entrevistou 2.000 pessoas, por meio de painel online.
Confira as 10 marcas mais influentes no Brasil, segundo a Ipsos:
- Samsung
- YouTube
- Netflix
- Americanas
- Amazon
- Meta (ex-Facebook) e Mastercard
- Natura e Nestlé (empate)
- Mercado Livre
- Microsoft