IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UOL estreia documentário sobre evangélicos no Brasil

Do UOL, em São Paulo

26/09/2022 04h00

Família, tradição, ascensão social. Valores conhecidos como base da fé evangélica - antes concentrados em testemunhos e nas igrejas - conquistam cada vez mais espaço na sociedade. Este é o ponto de partida da nova produção documental de UOL TAB e MOV, a produtora de vídeos do UOL, que estreia nesta segunda-feira (26).

A série, dividida em dois episódios, traz relatos de fiéis, políticos e intelectuais cristãos com o objetivo de entender as visões, os desafios e as contradições deste grupo. O projeto contou com a consultoria do antropólogo Juliano Spyer, autor de "Povo de Deus: Quem são os evangélicos e por que eles importam".

O primeiro episódio, chamado "Ser evangélico no Brasil", aborda os motivos que levaram os entrevistados à conversão, além do preconceito que eles sofrem — e muitas vezes praticam. Já o segundo capítulo, "A política sobe ao púlpito", mostra como política e religião se misturaram no País ao longo dos anos, transformando o eleitorado evangélico em um dos principais alvos das campanhas para as eleições de 2022.

Em 2020, 32% dos brasileiros se declararam evangélicos, segundo pesquisa do Datafolha. Número que reforça as projeções de uma mudança fundamental na fé brasileira: em 2032, eles serão o principal grupo religioso do país.

O jornalista Ricardo Alexandre explica que o bem-estar social promovido pelas igrejas é um dos principais motivos para que elas atraiam milhões de fiéis. Para ele, é fundamental reconhecer os evangélicos como um grupo diverso:

"Ser evangélico é, por definição, não se prender a dogmas ou catecismo. Significa ser um brasileiro que foi de alguma maneira impactado pela ação das milhares de igrejas evangélicas que existem no Brasil. Esses pastores que se arvoram representantes dos evangélicos podem no máximo falar pela sua denominação. A maior parte [dos fiéis] não participa de nenhuma delas".

Entre os entrevistados estão também os pastores Cláudio Duarte, Lanna Holder e Rosania Rocha. O documentário também ouviu a ex-senadora Marina Silva, o apresentador Yudi Tamashiro, o professor e capelão Davi Lago, a antropóloga Jacqueline Teixeira e a empresária Daiane Paiffer. Além de Rosimeire Rocha, que é mãe da vereadora Erika Hilton (PSOL-SP) e de moradores de Barra do Pojuca, bairro de maioria evangélica em Camaçari, a 100 km de Salvador (BA).

Os episódios estão disponíveis no Youtube de MOV.doc.