IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Reforma tributária pode ser votada já no 1º semestre, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Ueslei Marcelino/Reuters
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/05/2023 15h19

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a Câmara dos Deputados pode votar a proposta de reforma tributária que será enviada pelo governo ainda no 1º semestre deste ano.

O que aconteceu?

Haddad participou de um evento organizado pelo Banco Central nesta sexta-feira (19), em São Paulo. Ele falou por cerca de 15 minutos, durante a abertura do evento.

Em sua palestra, o ministro fez o comentário sobre o projeto da reforma tributária. "[A reforma] pode ser votada ainda no primeiro semestre", disse Haddad.

Haddad, no entanto, não afirmou quando o projeto deverá ser aprovado. Após tramitar na Câmara, a reforma tributária precisa ser votada também no Senado antes de ser sancionada pelo presidente Lula.

Relação com o BC

Haddad também falou sobre o diálogo entre o ministério da Fazenda e o Banco Central. O ministro afirma que ambos precisam trabalhar em harmonia e que um órgão não é mais importante do que o outro.

O ministro disse que o BC e o ministério da Fazenda são "dois braços do mesmo organismo". E que os dois precisam trabalhar juntos para uma regulação e política monetária adequadas.

O que Haddad disse

Sempre que ouço autoridade monetária falar que quando você combate uma infecção, você tem que tomar toda cartela do antibiótico, eu sempre lembro da observação que você não pode tomar duas cartelas.

Você tem que tomar a medida certa para que a economia consiga a seu tempo se reajustar do ponto de vista macroeconômico e garantir as condições de crescimento sustentável, falo do ponto de vista fiscal e social.

Eu posso afirmar, sem medo de estar sendo invasivo, que a Fazenda e o BC estão procurando conversar, com uma relação pessoal mais cordial possível, para criar esse espaço para nós.

[Tem que ser um novo] espaço institucional, em que a população tenha confiança de que as autoridades vão fazer seu melhor para entregar os melhores resultados para a nossa sociedade.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda