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Ação da Budweiser na Copa ganha como 'uma das melhores ideias' em Cannes

Contêiner da Budweiser no Rio de Janeiro; no final, cervejas acabaram em Buenos Aires Imagem: Divulgação/Budweiser

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

23/06/2023 15h58Atualizada em 23/06/2023 16h41

Uma ação de marketing da Budweiser, nascida de um problema de logística às vésperas da Copa do Mundo do ano passado, no Qatar, acaba de ser premiada como uma das "melhores ideias" do ano do Cannes Lions, o principal evento de criatividade do mundo, que acontece esta semana, na França.

O que aconteceu

A ação de marketing "Bring Home The Bud", da marca de cerveja Budweiser, ganhou um leão de Titanium no último dia do Cannes Lions.

A campanha foi criada pelas agências brasileiras Africa e Wieden + Kennedy São Paulo, ao lado da norte-americana Wieden + Kennedy NY.

Às vésperas da Copa do Mundo de futebol, no ano passado, o governo do Catar, sede do mundial, resolveu proibir a venda de bebida alcoólica nos estádios.

A marca transformou o problema comercial de transportar as cervejas, que já estavam no Qatar, em uma oportunidade de marketing: prometeu doar todas as cervejas que venderia durante o mundial para o país vencedor da Copa.

Com ações em mídia exterior, a iniciativa fez sucesso nas redes sociais - e, no fim das contas, o carregamento de cerveja foi parar em Buenos Aires (Argentina).

Assista ao case, com legendas:

Titanium é o prêmio mais importante de Cannes. É sobre ideias que são transformadoras, inesquecíveis e ousadas. Nosso projeto de Budweiser é uma ideia que teve que nascer em 48 horas, pois o planejamento de 4 anos até a Copa foi completamente disruptado. Ficamos honrados com o premio e muito felizes com todos os resultados - foi o assunto mais comentado da Copa e Bud, a marca mais mencionada"
Daniel Waks, vice-presidente de marketing da Ambev

Bring Home the Bud não é só uma boa ideia sobre gestão de crise. É também uma ideia que mostra o poder da simplicidade. Em uma situação tão complexa, a melhor representação da criatividade é a simplicidade. E essa simplicidade permitiu que a gente tivesse uma tomada de ação rápida, e que pudéssemos atuar no mundo inteiro da mesma na mesma direção"
Felipe Ribeiro, CCO da Wieden+Kennedy na América Latina e global creative director para Budweiser

Melhor ideia vai criação de nação digital

A categoria Titanium premia as melhores ideias do festival. A vencedora do grande prêmio da categoria neste ano foi uma ação criada pela agência de publicidade australiana The Monkeys para o governo de Tuvalu, ilha na Oceania.

O projeto 'Primeira Nação Digital' recriou o país no metaverso, com o objetivo de preservar sua cultura e serviços governamentais mesmo depois que a ilha desapareça - o que acontecerá até o final do século, se as mudanças climáticas do planeta continuarem iguais.

Assista (em inglês):

Mais 5 troféus no último dia do festival

As agências brasileiras ainda garantiram mais 5 leões, como são chamados os troféus, no último dia do festival de Cannes.

Um dos destaques foi a produção "Buscapé", que ficou com um leão de Prata na categoria Film. A campanha foi criada pela agência VMLY&R para as marcas Vivo e Motorola.

O curta-metragem dá continuidade ao filme Cidade de Deus. "Buscapé" mostra o futuro do personagem, que se manteve como fotojornalista profissional.

Com conexão direta ao longa de sucesso, o curta também foi produzido pela O2 Filmes, com Fernando Meirelles na produção executiva. Assista:

Confira os outros prêmios entregues na noite de hoje:

Sustainable Development Goals (ações que apoiam a sustentabilidade)

Glass: The Lion for Change (trabalhos que promovem a igualdade de gênero)

Brasil fecha evento com 92 leões

As agências brasileiras conquistaram, na edição deste ano do Cannes Lions, 92 troféus:

  • 2 Grand Prix
  • 1 leão de Titanium
  • 11 troféus de Ouro
  • 28 leões de Prata
  • 50 prêmios de Bronze

Para efeito de comparação, o país havia ficado com 70 leões na edição do ano passado. Mesmo com o bom desempenho, o Brasil ficou longe do seu recorde de 115 troféus, conquistados em 2013.

Cartão da Transparência é ação mais premiada

A campanha de marketing brasileira mais premiada foi "Cartão da Transparência", criada pela agência AKQA São Paulo para o site Congresso em Foco.

A ação conquistou 6 leões, sendo 2 de Ouro, 3 de Prata e 1 de Bronze, em 5 categorias diferentes (Design Craft, Creative Data, Direct, Innovation e Mobile).

O "Cartão da Transparência", lançado em setembro do ano passado, é uma ferramenta que facilita o acesso aos gastos dos parlamentares federais. Ele permite monitorar como deputados federais e senadores usam o dinheiro público, recebendo notificações diretamente no celular:

2 Grand Prix para o Brasil

Agências brasileiras ficaram com dois Grand Prix, que premiam as melhores ideias em cada categoria. A AKQA São Paulo ficou com um deles, em Design Craft, para a campanha "Never done evolving", criada para a Nike - em parceria com a AKQA Portland.

Como homenagem a aposentadoria da tenista Serena Williams das quadras, a Nike criou um jogo, com ajuda de inteligência artificial, entre a atleta de 1999, quando ela venceu seu primeiro Grand Slam, e a de 2017, quando se tornou a maior vencedora do tênis feminino mundial.

"Never done evolving" também conquistou outros 3 prêmios: Prata em Design Craft, Bronze em Creative Data e Bronze em Social & Influencer:

O outro GP foi para a campanha "TERR4", criada pela agência AlmapBBDO para o Pacto Global da ONU, na categoria Creative B2B.

A iniciativa transformou a Terra em uma empresa de capital aberto, defendendo as oportunidades de investimento nessas ações, apesar de seu momento de baixa, mas da enorme oportunidade de recuperação.

A campanha chegou a ter abertura simbólica de mercado na B3. Há IPOs previstos para outros países. O primeiro deles será em Nova York (EUA).

Promoção com a Constituição Federal

Uma outra iniciativa que foi bem avaliada pelos júris foi "The best-seller Constitution", da agência Gut SP para o Mercado Livre. Na campanha, o varejista de e-commerce anunciou uma promoção de venda de edições físicas da Constituição Federal, que passaram a ser comercializadas por um valor simbólico.

A ação veio como uma resposta aos atos antidemocráticos que aconteceram no começo de janeiro deste ano, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do Superior Tribunal Federal foram alvos de vandalismo e depredações.

Confira o case que ganhou 5 leões no festival - 2 de Prata, nas categorias PR e Direct e 3 de Bronze, em Print, Direct e Creative Strategy (em inglês):

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