IPO da Terra: campanha brasileira para a ONU ganha prêmio máximo em Cannes

Uma ação de marketing criada por uma agência brasileira de publicidade brasileira foi um dos principais premiados na noite de hoje (21) no Cannes Lions, maior festival de criatividade do mundo, que acontece esta semana, na França.

O que aconteceu?

A ação TERR4, criada pela agência AlmapBBDO para o Pacto Global da ONU, levou o Grand Prix (maior prêmio) da categoria Creative B2B.

A campanha, realizada em parceria com a B3, pretendia reforçar a importância das empresas investirem no futuro do planeta.

Na ação de marketing, a entidade transformou a Terra em uma empresa de capital aberto.

A iniciativa chegou a ter um "IPO simbólico" na Bolsa de Valores, em São Paulo, em abril deste ano.

A ideia era fazer com que mais empresas se engajassem no Pacto Global da ONU, que, em abril, contava com 1.900 empresas participantes no Brasil.

Há IPOs previstos para outros países. O primeiro deles será em Nova York (EUA).

A categoria Creative B2B Lions premia as campanhas mais criativas de produtos e serviços oferecidas a empresas.

Assista ao vídeo de TERR4:

Continua após a publicidade

B2B diz muito sobre criatividade e eficácia em nome de empresas - e essa é a proposta de TERR4. Criamos uma mensagem e conexão com o meio empresarial, trazendo relevância para algo urgente"
Luiz Sanches, CCO da BBDO Norte América & Chairman da AlmapBBDO

25 troféus no 3º dia

Além do Grand Prix, o Brasil faturou outros 24 troféus no terceiro dia do festival:

mais 2 em Creative B2B (Prata, para "Beer Power", da Le Pub para Heineken e um Bronze, também para "Terr4", da AlmapBBDO para a ONU);

2 em Creative Data (Prata, para "Cartão da Transparência", da AKQA para Congresso em Foco e Bronze, para "Never Done Envolving feat Serena", da AKQA para Nike);

Continua após a publicidade

5 em Direct (Pratas para "Cartão da Transparência", da AKQA para Congresso em Foco; "Truccs", da Africa para a marca de lingerie Truccs e para "The Best-Seller Constitution", da Gut para o Mercado Livre, que também ganhou um Bronze, mesmo prêmio dado para "Notas do Respeito", da Grey para a Universidade Zumbi do Palmares);

5 em Media (Ouro para "Guarded Bus Stop", da AlmapBBDO para Eletromidia; Prata para "Buscapé", da VMLY&R para Vivo & Motorola, Prata e Bronze para "Missing Students", da Artplan para Unicef e Bronze para "Accept Real Cookies, da Lew'Lara para Piraquê e veiculado em um formato especial no UOL);

3 em PR (2 Pratas: para "The Best-Seller Constitution", da Gut para o Mercado Livre e "Uncomfortable Food", da Soko para Stella Artois e 1 Bronze para "Bring Home The Bud", da W+K para Budweiser), e

7 em Social & Influencer (1 Ouro para "Flash na Amarelinha", da FCB Brasil para Flash Benefícios, 1 Prata para "Mission: Whooper", da David para Burger King e 5 Bronzes para "Zé Theory", da Gut para Zé Delivery; "Never Done Envolving feat Serena", da AKQA para Nike; "Other MCs", da Africa, em parceria com a Soko, para Heinz; "Atura o baile", também da Africa, agora em parceria com a agência Gana, mas para Budweiser, além de "Exiled Team", outro da agência Africa, desta vez para Brahma).

Ambev é destaque

A Ambev foi a principal vencedora da noite. Em busca de ser a marca "mais criativa do mundo", a empresa conquistou 5 leões apenas hoje.

Continua após a publicidade

Foram 2 na categoria PR, para campanhas de Stella Artois e Budweiser, e 3 em Social & Influencer, com ações de marketing para Zé Delivery, Brahma e outro para Budweiser.

Em 2023, a AB Inbev, dona da companhia no Brasil, foi escolhida pela organização como "Anunciante do Ano" pela segunda vez consecutiva.

Festival vai até sexta-feira

A organização do festival já anunciou os vencedores em 19 de suas 30 categorias.

Até então, nos primeiros dois dias do festival, o Brasil havia faturado 40 troféus: 1 Grand Prix (para a Never Done Envolving feat Serena", da AKQA para Nike, em Digital Craft), além de 6 Ouros, 13 Pratas e 20 Bronzes.

A expectativa é que os prêmios brasileiros superem os 70 leões do ano passado, mas longe do recorde 115 prêmios, conquistados em 2013.

Continua após a publicidade

O evento vai até a próxima sexta-feira (23).

Deixe seu comentário

Só para assinantes