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Curta com primeira árbitra brasileira de futebol ganha ouro em Cannes

Curta-metragem Lea, criado pela Ogilvy para Intimus - Reprodução
Curta-metragem Lea, criado pela Ogilvy para Intimus Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

20/06/2023 16h16

O curta-metragem 'Lea', que conta a história da ex-árbitra de futebol Léa Campos, foi um dos premiados na noite de hoje (20) no Cannes Lions, maior festival de criatividade do mundo, que acontece esta semana, na França.

O que aconteceu?

A produção conta a história de Léa Campos, impedida de apitar partidas de futebol por ser mulher, no final dos anos 1960.

O filme, criado pela agência Ogilvy para a marca Intimus, foi lançado no final do ano passado, durante a Copa do Mundo de futebol.

Ela foi a primeira mulher a ser árbitra no Brasil, depois de enfrentar o presidente da então CBD (Confederação Brasileira de Desportos) João Havelange, que se recusou a entregar seu diploma depois que terminou o curso de arbitragem.

O vídeo ganhou um leão de Ouro na categoria 'Entertainment Lions For Sport'.

Com produção da Moon Heist, o filme tem direção de cena de Olívia Lang.

Assista 'Lea':

A Lea foi pioneira em muita coisa, não só na profissão que escolheu lutar. Ela quebrou paradigmas dentro e fora do campo, inspirou outras figuras femininas a entrarem nessa profissão e deixou registrado que, o esporte não deve impor padrões"
Sergio Mugnaini, Chief Creative Officer da Ogilvy Brasil

Brasil leva Grand Prix em Digital Craft

Outra ação publicitária que teve participação brasileira ganhou um Grand Prix, maior prêmio do festival, na categoria Digital Craft: "Never done evolving", da AKQA São Paulo e Portland para a Nike. A produção de áudio foi da Hefty.

Como homenagem à aposentadoria da tenista Serena Williams das quadras, a Nike criou um jogo, com ajuda de inteligência artificial, entre a atleta de 1999, quando ela venceu seu primeiro Grand Slam, e a de 2017, quando se tornou a maior vencedora do tênis feminino mundial:

Brasil ainda fatura mais 26 leões

O Brasil ainda faturou outros 26 leões (como são conhecidos os troféus) hoje (20), segundo dia do festival. Além do Grand Prix para a AKQA e do Ouro para a Ogilvy, as agências brasileiras ganharam outros 5 Ouros, 13 Pratas e 20 Bronzes.

A agência AKQA ficou com dois deles: um Ouro e uma Prata em Design Craft, conquistados pela ação "Cartão da Transparência", criada para o portal Congresso em Foco.

A ferramenta, que facilita o acesso aos gastos dos parlamentares federais, é o único case brasileiro finalista na categoria Titanium, considerada a mais importante da premiação:

Outro destaque foi a ação "O custo do Ouro", criado pela agência DM9 para a Urihi Associação Yanomami, que ganhou um Ouro em Design.

A campanha chama a atenção para a crise humanitária causada pela extração de ouro ilegal na reserva dos povos indígenas:

Festival vai até sexta

Até o momento, a organização do festival já anunciou os vencedores em 13 de suas 30 categorias.

Ontem, no primeiro dia do festival, o Brasil já havia faturado 12 troféus.

O evento vai até a próxima sexta-feira (23).

A expectativa é que os prêmios brasileiros superem os 70 leões conquistados no ano passado.