Mídia e Marketing #164: Anselmo Ramos, fundador da agência Gut
Um dos grandes desafios das marcas é entrar na vida dos consumidores de forma orgânica, fazendo parte da cultura popular. Estar atento às discussões do dia a dia é a nova forma de fazer publicidade?
O programa Mídia e Marketing desta semana conversa com Anselmo Ramos, fundador e responsável pela área de criação da agência Gut - veja a entrevista na íntegra, acima.
Atualmente, a Gut possui escritórios em 6 países e trabalha com marcas como Mercado Livre, Skol, O Boticário e Nestlé. Anselmo ainda fala sobre como é empreender no mercado publicitário e comenta sobre os desafios - e vantagens - de ser uma agência independente.
"Clientes estão mais abertos a agências independentes. No fim, eles querem boas ideias e a independência torna isto um diferencial. Todas as decisões são tomadas de forma muito rápida, intuitivas", afirma (a partir de 10:15).
A escuta ativa se tornou fundamental na comunicação de hoje. Como trabalhar com isso?
A internet é mais importante do que qualquer marca: é ela que define os assuntos do dia. Marcas que entenderem isso estarão mais perto de participar da vida das pessoas".
"Agências (de publicidade) adoram ter desculpas para não fazerem bons trabalhos. Aqui, não. Se não fizermos um bom trabalho, a culpa é nossa. Tivemos casos em que o cliente topou apenas pelo fato de que não aguentava mais escutar mais a nossa voz", diz (a partir de 3:13).
Advogados como KPI?
"Adoramos advogados: falar com eles é um dos nossos KPIs. Se não tivermos que falar com advogados, talvez a ideia não seja tão boa assim. Clientes percebem essa paixão pela profissão", declara (a partir de 5:24).
"Temos 3 valores: coragem, transparência e intuição. A coragem, é de fazer coisas que nunca foram feitas antes. A transparência é sobre falar o que estamos pensando, interna e externamente. A intuição é seguir o felling, aquela voz que temos dentro da gente que às vezes não paramos para escutar" (a partir de 11:24).
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.