IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #180: Viviane Ramos, diretora de marketing de desodorantes da Unilever

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

05/02/2024 14h47

Quais as vantagens e os riscos de patrocinar um reality show como o Big Brother Brasil? E como dar atenção aos consumidores que não acompanham o programa?

O episódio #180 do podcast Mídia e Marketing recebe Viviane Ramos, diretora de marketing de desodorantes da Unilever, responsável por marcas como Dove e Rexona.

Sobre o que mais ela falou

No papo, Viviane também conta como Anitta se tornou embaixadora de Rexona e fala sobre a missão do marketing dentro da multinacional. "As pessoas não se lembram do que você fala, mas elas se lembram que como você faz com que elas se sintam. A gente busca muito isso", afirma a executiva.

Confira outros destaques do papo:

Segunda vez no Big Brother

O BBB é o evento cultural do Brasil. Estar lá é uma vitrine muito importante para a gente. Construção de marca é o primeiro grande objetivo, mas também temos estratégias que conectam com as vendas do dia a dia.
a partir de 5:03

Nos planejamos para 80% das coisas que podem acontecer no programa, mas temos uns 20% que não controlamos. Sempre que acordo, entro nas redes sociais para ver se aconteceu algo durante a madrugada. Há muito planejamento, mas o BBB é uma vitrine das pautas da sociedade.
a partir de 7:02

Temos mais ou menos 70 pessoas que estão diretamente ligadas ao BBB para que essa operação possa funcionar. São sempre momentos de tensão (quando a marca aparece), mas até agora tudo deu certo. É uma mistura de ansiedade e realização.
a partir de 9:39

Parceria com a Anitta

(Nossa parceria) Começou com um post que a própria Anitta fez nas redes sociais, há 4 anos. Ela pediu para ser patrocinada pela marca: no final, foi um casamento super natural e genuíno. Criamos uma linha com ela e fomos evoluindo isso ao longo desse tempo.
a partir de 12:42

Criação de experiências

As pessoas não se lembram do que você fala, mas elas se lembram que como você faz com que elas se sintam. A gente busca muito isso. Falamos de confiança e do poder do movimento. A construção que tentamos fazer é essa, trazer a funcionalidade de uma maneira bem engajadora. Se não formos genuínos, somos só uma marca falando.
a partir de 18:21

Missão do marketing dentro da empresa

O marketing faz um pouco de tudo: precisa saber de finanças, de vendas, de RH. Temos uma função de vender, trazer uma comunicação eficiente, mas ele é o responsável pelo propósito da marca. Não é só fazer o bem, como algumas empresas, dizem, é fazer o do dia a dia, por prover o produto para uma pessoa.
a partir de 21:25

O que te inspira?

O livro 'How Brands Grow', do Byron Sharp. Ele não é tão recente, mas traz uma ideia de como buscar consumidores novos a todo momento. Se não fizermos isso, a gente não vai prosperar como marca. Renovar esses consumidores é uma grande batalha.
a partir de 23:06

Uma campanha

Gosto muito de uma da Apple, que traz um pouco do 'action mode' do iPhone 14: no comercial, uma mãe filma o filho durante uma corrida e a imagem continua estática. A campanha consegue, de uma maneira fácil, mostrar o benefício funcional do produto.
a partir de 23:58

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.