Mídia e Marketing #185: Cecilia Bottai Mondino, VP de marketing do Grupo Heineken
O Brasil é o 3º maior consumidor de cerveja do mundo. Como se destacar entre tantas marcas? E as cervejas sem álcool: elas são moda passageira ou vieram para ficar?
O programa Mídia e Marketing desta semana recebe Cecilia Bottai Mondino, vice-presidente de marketing do Grupo Heineken. Na cervejaria, Cecilia comanda a estratégia de comunicação das marcas Heineken, Amstel, Devassa, Sol, Schin, Kaiser, Bavária, Glacial, Eisenbahn, Baden Baden, Blue Moon e Lagunitas. Veja, acima, a entrevista na íntegra.
Sobre o que ela falou
No papo, Cecília fala sobre a expansão do mercado de cervejas premium, conta detalhes sobre a operação da marca em festivais de música e explica a missão do marketing dentro da companhia.
Confira os destaques:
Nos últimos anos, houve uma migração enorme para cervejas mais premium. Hoje, essas vendas representam mais de 20% do mercado.
a partir de 2:53
A fórmula secreta para se destacar tem 3 ingredientes: precisamos ser relevantes para a vida do consumidor; o segundo é como a marca se comunica com as pessoas, pela criatividade; e, o terceiro, é a consistência dessa relação com o consumidor.
a partir de 3:43
Marcas são como pessoas: elas precisam ser consistentes na forma e no propósito. No mercado de cervejas, conta muito a parte emocional, de experiência -mas acredito que a parte funcional também conta muito.
a partir de 5:35
A Heineken tem uma cultura muito forte e isso é muito profundo. O respeito aos consumidores e aos parceiros é muito forte. Não dá para baixar a qualidade por causa de custo, por exemplo.
a partir de 6:28
A marca é parceira do Rock in Rio desde 2011 e será patrocinadora do show da Madonna no Rio de Janeiro, que acontece dia 4 de maio. Essa é uma construção que vem há tempos e foi feita em conjunto. Ajudamos também as pessoas a terem uma melhor experiência nos festivais.
a partir de 10:34
A venda de cerveja sem álcool é um dos principais movimentos culturais recentes. Ela está muito incorporada no dia a dia das pessoas, menos associada à restrição e mais ligada ao estilo de vida. A cerveja sem álcool já entra em quase 10% dos lares.
a partir de 14:50
Somos aqueles que desenhamos a estratégia da equipe de vendas, precisamos entender o que está acontecendo no mercado, apontar diretrizes de preço e portfólio e, por fim, falar de inovação.
a partir de 18:36
O jeito de trabalhar do brasileiro é diferente. Sofri em algumas experiências no exterior, principalmente por causa das diferenças culturais. Mas a gente é persistente, temos jogo de cintura, sabemos lidar com adversidades e estamos sendo valorizados nos mercados globais.
a partir de 26:11
Crise, às vezes, é parte da estratégia. Mas ela vai passar. Tudo parte de uma boa estratégia, principalmente de longo prazo.
a partir de 32:01
—
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.