IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #187: Alan Spector, CDMO do Grupo L'Oréal no Brasil

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

13/05/2024 14h39

O Brasil é o 4º maior mercado de produtos de beleza no mundo. O país possui toda a variedade de tons de pele e tipos de cabelo, o que torna o mercado brasileiro extremamente relevante para as empresas do setor.

Para entender como essa diversidade impacta nos negócios, o Mídia e Marketing conversa com Alan Spector, chefe do digital e do marketing (CDMO, na sigla, em inglês) do Grupo L'Oréal no Brasil -veja, acima, a entrevista na íntegra.

A empresa, que atua com 21 marcas por aqui (como L'Oréal, Elséve, Maybelline, Vichy, Lancôme, Niely e Colorama, entre outras), tem investido muito em tecnologia, inteligência artificial e na parceria com criadores de conteúdo. "Nossas redes de relacionamento têm papel muito grande na sociedade. Além disso, no Brasil, a beleza é uma fonte de felicidade e uma moeda de equidade. Isso é o que faz esse nosso mercado ser tão grande aqui".

O que mais ele disse

O Brasil tem 55 dos tipos de pele no mundo e os 8 tipos de cabelo. Aqui, a gente consegue trazer produtos que são muito relevantes para o consumidor brasileiro e, daqui, eles vão para o mundo todo.
a partir de 3:48

Na beleza, a experimentação tem muita importância. A L'Oréal é pioneira em 'virtual try ons' -o que torna possível, a partir do celular, experimentar como fica um batom, coloração do cabelo ou diagnóstico de pele ou de cabelo. A maior barreira para o consumidor online é a experimentação.
a partir de 5:31

Com os recursos de tecnologia, conseguimos gastar tempo com outras tarefas menos mecânicas. Passamos a ser eficientes em outras tarefas, em buscar insights daquilo que o consumidor fala com a gente. A tecnologia também tem mudado a forma da gente comunicar.
a partir de 7:15

Nossas redes de relacionamento têm papel muita grande na sociedade e isso se reflete no mundo digital. Mais de 35% das vendas do nosso canal de venda direta ao consumidor passam pelo WhatsApp. Ter alguém que pode ajudar a escolher o melhor produto, uma fonte oficial da empresa, tem um papel muito grande para empresa.
a partir de 11:39

Aqui no Brasil, a beleza é uma fonte de felicidade, é uma moeda de equidade. Isso não é assim em outros lugares do mundo. Essa relação do brasileiro com a beleza é o que faz nosso mercado ser tão grande. Cerca de 30% das pessoas falam de beleza toda semana nas redes sociais.
a partir de 16:14

O Brasil tem 20 milhões de criadores de conteúdo. Esse é um fenômeno global, mas aqui isso é maior ainda. Esse lugar da economia criativa tem um papel muito importante na nossa estratégia. A gente tem que saber lidar com influenciador.
a partir de 17:25

A mídia se fragmentou, a atenção do consumidor se fragmentou. O segredo para construir marca nesse contexto é seguir sendo relevante, ser consistente, ser fiel aos valores. Se você quiser agradar todo mundo, não agrada ninguém.
a partir de 23:40

Há uma diversificação muito grande de influenciadores. Micro e nano criadores de conteúdo, às vezes, são mais relevantes em termos de conversão. A regionalização de criadores de conteúdo também ganha muito espaço. Até por isso, temos um time muito maior trabalhando nessa categoria.
a partir de 26:20

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.