IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #182: Ana Paula Passarelli, diretora de operações da Brunch

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

04/03/2024 14h40

O Brasil tem cerca de 20 milhões de influenciadores e criadores de conteúdo. Com isso, cresce o desejo de regulação do mercado -e, de outro lado, empresas têm procurado lugares (e perfis) seguros para expor seus produtos e serviços.

Mesmo assim, uma em cada 4 marcas já pediu para influenciadores publicarem posts sem a sinalização de publicidade. Neste meio, como ficam as agências especializadas em marketing de influência?

Para falar sobre o tema, o episódio #182 de Mídia e Marketing recebe Ana Paula Passarelli, cofundadora e diretora de operações da Brunch -confira, acima, o programa na íntegra.

Sobre o que mais ela falou

Influenciadores também têm pensado em reputação, de como construir suas marcas. De outro lado, as empresas têm procurado lugares seguros para expor seus produtos. Há um cenário de policrise.
a partir de 6:42

Começamos com o pé esquerdo, mas o mercado já está mais maduro. Hoje, compreender o funcionamento de algoritmo é ouro bruto que as agências deveriam levar para dentro dos seus escopos de trabalho.
a partir de 11:02

Um dos debates mais importantes de hoje é falar sobre o papel das agências, que são os facilitadores dos projetos no mercado. O debate que se tem hoje em torno a regulação do trabalho dos criadores passa diretamente pelas agências de influenciadores. Isso é necessário para endereçar os problemas que temos tido diante de uma superpopulação de influenciadores no Brasil.
a partir de 14:03

Uma em cada 4 marcas já pediu para influenciadores fazerem publicações sem sinalizar que é publicidade. Isso diz respeito também à ética dentro do mercado. O debate sobre regulação vai passar por reformulação institucional inclusive de como se nasce uma agência de marketing de influência.
a partir de 19:40

Existe uma mudança bastante propositiva de se buscar mais diversidade na escolha de influenciadores. Existe o desejo e a intenção dessa busca de diversidade e isso é um reflexo de como a população se vê na publicidade. A comunidade entende o influenciador como espelho, então o marketing de influência precisa refletir a diversidade do próprio país.
a partir de 25:55

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.