IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #183: Amira Ayoub, head de marketing da Latam Brasil

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

18/03/2024 14h43

O que busca uma companhia aérea ao patrocinar um programa como o Big Brother Brasil? E como fazer com que o consumidor escolha uma passagem pela marca e não pelo melhor preço?

O episódio do programa Mídia e Marketing desta semana conversa com Amira Ayoub, head de marketing da Latam Airlines Brasil - confira, acima, a entrevista na íntegra.

O que mais ela falou

No papo, Amyra também comentou sobre a alta do preço das passagens aéreas e sobre como é trabalhar o branding da empresa em um mercado tão concentrado como o brasileiro. "O papel do marketing é fazer com que a gente gere aspiração e reconhecimento do consumidor. É fazer com que as pessoas queiram voar e que nós sejamos a primeira opção delas".

Recuperação judicial

Temos novos olhares e destinos depois da pandemia. A palavra da vez é eficiência. Depois da recuperação do Chapter 11 (algo como uma recuperação judicial, que empresa enfrentou em 2022, nos Estados Unidos), estamos no melhor momento desde a união da LAN com TAM.
a partir de 1:22

O valor do BBB

Voltamos a gritar o nome da Lata no mercado, mas isso tem sido feito de forma estratégica. Fizemos um investimento no BBB de um x e já tive o retorno de receita de 20 vezes esse valor. Foi cirúrgico para nos conectarmos melhor com o consumidor brasileiro.
a partir de 2:41

Alta nas passagens aéreas

O brasileiro é menos conectado com a marca e mais com os preços. As passagens estão mais caras, para gente, principalmente por causa do preço do querosene da aviação e por causa da judicialização do setor. Está mais caro voar, sim.
a partir de 5:41

Recuperação pós pandemia

O mercado está super aquecido. Já voltamos aos índices pré-pandemia, por exemplo. Cerca de 33 milhões de passageiros voaram nas nossas rotas domésticas em 2023.
a partir de 10:33

Promoções

É mito que passagens têm preços mais baratos de madrugada, por exemplo. O segredo (de se conseguir uma passagem mais barata) é planejamento.
a partir de 12:35

Participação no Rock in Rio

A Latam é a maior companhia aérea da América do Sul, mas o Brasil representa 50% da nossa operação global. Estamos em uma construção de um projeto desde 2021 para sermos uma companhia sem fronteiras, com uma atuação (de marketing) mais regional. O patrocínio ao Rock in Rio, anunciando recentemente, é uma das várias formas de se reconectar a esse consumidor.
a partir de 13:44

Papel do marketing

O papel do marketing é fazer com que a gente gere aspiração e reconhecimento do consumidor, fazendo com que a Latam seja a 1ª opção das pessoas. Viagens envolvem sonhos das famílias.
a partir de 24:48

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.