IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Garimpo ilegal: Povos Yanomami levam discussão do 'custo do ouro' ao Oscar

Yanomami criaram uma versão alternativa da estatueta do Oscar - Reprodução
Yanomami criaram uma versão alternativa da estatueta do Oscar Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

10/03/2023 14h46

Para cada 49 toneladas de ouro garimpado, cerca de 50 mil toneladas de produtos químicos são depositados nos rios. Segundo o Instituto Escolhas, em 2021, 54% do ouro comercializado no Brasil tinha indícios de ilegalidade em sua origem.

Tamanha problema fez com que comunidades da Reserva Yanomami enfrentassem uma crise humanitária, com casos graves de desnutrição e infecções como malária e tungíase. Agora, para levantar a questão sobre o tema, os povos indígenas resolveram chamar a atenção dos artistas indicados ao Oscar.

O que será feito?

Os Yanomami enviarão estatuetas com o formato da divindade Omama aos vencedores da mais renomada premiação do cinema mundial, que acontece neste domingo (12), nos Estados Unidos.

Antes disso, porém, 20 dos principais indicados ao Oscar receberão um recado em vídeo de Junior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami - veja abaixo.

Entre os atores impactados estão nomes como Ana de Armas, Angela Bassett, Brendan Fraser, Cate Blanchett, Colin Farrell e Jamie Lee Curtis.

A ação foi criada pela agência brasileira DM9. Assista ao vídeo: