IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #157: Joildo Santos, co-fundador do G10 Favelas e CEO da agência Cria Brasil

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

06/03/2023 14h50

Como é a atuação do G10 Favelas? Como as empresas podem participar da criação de novos modelos de negócios? E como funciona uma agência que nasceu na favela e hoje trabalha com clientes de todo o Brasil?

O episódio desta semana do programa Mídia e Marketing recebe Joildo Santos, co-fundador do G10 Favelas e CEO da agência Cria Brasil. Joildo ainda fala sobre como a publicidade precisa deixar os estereótipos da favela de lado - confira a entrevista acima, na íntegra.

"Precisamos construir um outro olhar sobre a favela. O poder público e as marcas têm um papel importante nisso. Acredito que ajudar pontualmente, de forma emergencial, está tudo bem. Mas precisa se construir algo com bases mais sólidas, com educação, respeito a cultura, e que envolva a criação de novos modelos de negócios", diz (a partir de 2:37).

No papo, Joildo explica o funcionamento do G10, bloco formado por líderes empreendedores da 10 maiores favelas do Brasil.

"São mais de 20 iniciativas, cada uma com uma alternativa, uma saída, que temos escalado e levado para outros estados". Ele cita, por exemplo, a criação do G10Tech e do G10Bank. "É possível trazer desenvolvimento para a favela por meio da tecnologia", diz (a partir de 5:01).

Joildo também comenta como as marcas poderiam melhorar suas abordagens com as comunidades.

"Quer falar com R$ 180 bilhões de faturamento que circula por essas comunidades? Primeiro passo é ir conhecê-las. Esse é o convite que faço: precisamos desmistificar isso. Precisamos deixar os estereótipos de lado, na música, nos serviços. Aqui em Paraisópolis, por exemplo, temos um celeiro de atletas de rugby. Quem pode imaginar?", diz (a partir de 11:23).

O executivo também fala sobre a Cria Brasil, agência de comunicação fundada por ele, que atende clientes como Casas Bahia, Electrolux e Leroy Merlin.

"A gente não se coloca como intermediário. A gente procura trazer as referências culturais e esportivas para dentro das campanhas, com muitas campanhas produzidas a quatro mãos", declara (a partir de 25:15).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.