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'Pet é família': plano de saúde atende 190 mil bichos e cobra até R$ 300

Cão toma banho em loja da Petlove: empresa aposta em plano de saúde e lojas com serviços Imagem: Petlove/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/08/2023 04h00

O plano de saúde para bichos é uma das principais apostas da Petlove para crescer. Nascida na internet, a empresa está abrindo lojas e espera chegar a um faturamento de R$ 1,5 bilhão este ano, alta de 36% em relação a 2022, em um período desafiador para o varejo.

Plano de saúde para pets

Preços vão de R$ 19,90 a R$ 299 por mês. O plano mais barato da Petlove inclui vacinas, consulta com um veterinário generalista e cinco tipos de exames. O plano mais completo inclui consulta com diversos especialistas, uma lista extensa de exames e internações. Em todos os casos, o cliente paga uma coparticipação.

Serviço está disponível em 150 cidades. O atendimento é feito por uma rede de 3 mil parceiros e a meta é ter mais de 4 mil. Hoje, a Petlove atende 190 mil animais com o plano e tem o objetivo de dobrar esse número.

Meta é faturar R$ 650 milhões com os planos de saúde até 2025. O serviço da Petlove teve crescimento de 80% no primeiro semestre de 2023. É um mercado com grande potencial, uma vez que, nas contas da empresa, só 0,5% dos pets no Brasil têm plano de saúde.

Empresas incluem plano para pet entre benefícios de funcionários. A Petlove passou também a vender o plano de saúde para pet como benefício para as empresas oferecerem a seus funcionários. Hoje tem 60 empresas clientes. A modalidade começou com os funcionários da própria Petlove e é atrativa para funcionários mais jovens, diz a empresa.

Petlove comprou duas empresas do ramo. Nos últimos anos, a Petlove incorporou duas empresas focadas em plano de saúde para pets. Em 2021, assumiu a operação de plano de saúde para pet da Porto Seguro, rebatizada de Porto.pet. Em março de 2022, comprou a No Faro, forte na região Sul.

Petlove estima que existem hoje 350 mil animais com planos no Brasil. A empresa diz que lidera atualmente este mercado no país. Outras empresas do segmento são ComVet, PlanVet e PetHealth.

Gastos previsíveis

A previsibilidade dos gastos atrai clientes. A presidente da Petlove, Talita Lacerda, diz que o número de pets por família cresceu e o plano ajuda a dar previsibilidade para os gastos com o bicho de estimação.

Cuidados preventivos evitam problemas maiores. Lacerda diz também que, quando o cliente compra um plano para seu pet, os cuidados preventivos com a saúde do bicho aumentam e ele o leva ao veterinário com mais frequência, evitando piores complicações de saúde.

O pet é família e as pessoas estão preocupadas em cuidar da saúde dele. Uma grande dor de ter pet é como lidar quando ele tem um problema de saúde.
Talita Lacerda, CEO da Petlove

Lojas e serviços para pais e mães de pet

Nascida na internet, empresa está abrindo lojas. A Petlove foi fundada em 1999 como um e-commerce de produtos para pets. Mais de 20 anos depois, começou a abrir lojas físicas. São nove lojas até agora, sete em São Paulo, uma em Santo André e uma em Santos. A décima unidade será aberta em breve. O formato é um pouco diferente das mega-lojas das concorrentes Petz e Cobasi. O modelo da Petlove é menor, mais parecido com o de um pet shop de bairro, com serviços como banho e tosa. A intenção é testar o formato para expandir em outras regiões depois.

Passeador e hospedagem para pets. Outro foco importante da Petlove são os serviços. Em 2020, ela comprou a DogHero, e hoje oferece serviços de passeador, hospedagem, creche e veterinário em casa. Outro serviço no radar é o de banho e tosa.

Investimento reforçou o marketing. No final do ano passado o Grupo Globo comprou uma parte da Petlove. Com isso, a empresa tem reforçado suas ações de marketing, com campanhas na TV. "Fizemos campanhas para explicar tudo o que temos", diz Lacerda. Antes disso, a empresa já havia recebido aporte de R$ 750 milhões em 2021.

Setor cresce, mas menos do que antes. Os projetos de expansão da Petlove vêm em um momento de desaceleração do setor, após um boom na pandemia. O mercado cresceu 27% em 2021, ante 16% em 2022, segundo dados do Instituto Pet Brasil.

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