Não acreditamos em floresta intacta, ela precisa gerar renda, diz Natura
A floresta precisa gerar renda para as pessoas, mas os projetos na região amazônica devem ser feitos com os maiores cuidados ambientais. É o que diz Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura no Brasil, em entrevista ao UOL Líderes. Segundo ele, a empresa não acredita na "floresta intacta".
O que ele disse
Floresta deve gerar renda. Questionado sobre a possibilidade de exploração de petróleo na foz do rio Amazonas pela Petrobras, Leão disse que a floresta precisa gerar renda para as pessoas e que a empresa não acredita na floresta intacta. Mas, que projetos na região precisam ser desenvolvidos com proteção ambiental para não afastar as populações que vivem na floresta.
Atuação da Natura na Amazônia. A empresa explora bioativos da floresta, como o Tucumã, e isso ajuda a gerar renda para as populações locais, o que leva à preservação da floresta, diz. Segundo Leão, hoje mais de 10 mil famílias atuam com a Natura nessa frente. Isso gera a preservação de cerca de 2 milhões de hectares da Amazônia hoje, e a expectativa é chegar a 3 milhões em 2030, diz o executivo.
É preciso ver ações concretas na política ambiental do governo Lula. Sobre o governo Lula, o executivo disse que vê como positiva a volta do debate sobre temas como inclusão e meio ambiente e também a volta do Brasil à cena internacional. Mas diz que ainda é preciso ver ações concretas. Ele defende, por exemplo, uma política para devolução de terras para populações originárias.
Impacto ambiental das decisões de negócio. O executivo falou que isso acontece por exemplo na hora de decidir sobre a forma de transporte dos produtos. Também pode levar a vender menos um determinado item ou escolher uma matéria-prima mais cara. A demanda por produtos de pitanga, por exemplo, era maior do que a disponibilidade da pitanga orgânica. A Natura optou por manter só o ingrediente orgânico e deixou parte das vendas na mesa. A empresa também só usa álcool orgânico, mais caro, mas menos poluente que o tradicional.
Natura investe em serviços financeiros. O executivo falou sobre o Natura&Co Pay, plataforma de serviços financeiros que a empresa criou para atender suas consultoras. O serviço já é usado por 600 mil consultoras e movimentou R$ 26 bilhões em 2022. Segundo Leão, as consultoras que usam o Natura &Co Pay são 10% mais produtivas e 30% menos inadimplentes. A ideia é, com o tempo, passar a ofertar também seguros e empréstimos às consultoras.
Você pode assistir à entrevista em vídeo no canal do UOL no YouTube ou ouvi-la no podcast UOL Líderes. Veja a seguir destaques da entrevista:
Exploração de petróleo na foz do rio Amazonas
Nós não acreditamos nessa história da floresta intacta. A floresta precisa gerar renda para as pessoas. Mas precisa, obviamente, ter os maiores cuidados ambientais possíveis para que não gere poluição e, principalmente, para que não afaste essas populações. Porque eles são os maiores defensores da floresta, são as pessoas que aí atuam.
Floresta gerando renda
Todo o trabalho científico que a gente faz dos bioativos da floresta traz consigo a capacidade de desenvolver essas populações. As pessoas aprendem a preservar quando você gera uma oportunidade de renda. Com o tempo fomos capacitando, por exemplo, para que elas pudessem fazer agroindústrias. Do fruto elas produzem o óleo essencial, isso gera valor agregado. É nisso que a gente acredita.
Política ambiental de Lula
A gente tem visto os temas voltarem à discussão e vemos isso como positivo. Voltar a falar sobre inclusão, sobre os temas ambientais, o Brasil voltar à cena internacional. Mas a gente precisa que isso seja transformado em ações mais concretas. Temos defendido desde o ano passado, por exemplo, uma política para devolução de terras para populações originárias, porque a gente acredita que eles são os melhores protetores.
Impacto ambiental nas decisões de negócio
Uma das decisões inquestionáveis é o uso do álcool orgânico. Ele é mais caro, é de uma cadeia mais difícil, mas gera muito menos pegada de carbono do que o álcool tradicional. Tem um caso clássico de pitanga. Nós usamos pitanga orgânica e a safra tem restrições. Nós tínhamos demanda de venda muito além da disposição de pitanga orgânica no mercado. E optamos por dizer que infelizmente não vamos capturar a venda. Essas decisões são muito comuns e acontecem no dia-a-dia da companhia.
Serviços financeiros da Natura
Metade da nossa rede já está usando a ferramenta financeira, e isso traz um benefício no nosso negócio principal. Elas pagam melhor a Natura por gerir melhor as suas finanças. Nosso negócio está baseado em microcrédito, a gente empresta o dinheiro para a consultora e ela paga depois. Através disso eu ofereço facilidades para elas pagarem a Natura, mas também para elas cobrarem seus clientes, o que diminui a exposição que ela tem a risco.
Quem é Agenor Leão
Idade: 49 anos
Local de nascimento: Santa Bárbara (BA)
Formação: Graduação em Processamento de Dados na UFBA, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Gestão de Pessoas pela USP.
Carreira: Trabalhou fora do país e ao voltar para o Brasil atuou em uma empresa de telefonia. Está na Natura desde 2012. Em 2022, assumiu como vice-presidente de Negócios da empresa no Brasil.
Assim é a Natura
Número de funcionários: 7 mil
Países onde atua: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Malásia, México e Peru
Marcas da Natura&Co: Natura, Avon e The Body Shop
Receita líquida da Natura&Co em 2021 (global): R$ 40,2 bilhões
Receita líquida da Natura&Co em 2022 (global): R$ 36,3 bilhões