Natura: Não acreditamos em floresta intacta, ela precisa gerar renda

A floresta precisa gerar renda para as pessoas, mas os projetos na região amazônica devem ser feitos com os maiores cuidados ambientais. É o que diz Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura no Brasil, em entrevista ao UOL Líderes. Segundo ele, a empresa não acredita na "floresta intacta".

O que ele disse

Floresta deve gerar renda. Questionado sobre a possibilidade de exploração de petróleo na foz do rio Amazonas pela Petrobras, Leão disse que a floresta precisa gerar renda para as pessoas e que a empresa não acredita na floresta intacta. Mas, que projetos na região precisam ser desenvolvidos com proteção ambiental para não afastar as populações que vivem na floresta.

Atuação da Natura na Amazônia. A empresa explora bioativos da floresta, como o Tucumã, e isso ajuda a gerar renda para as populações locais, o que leva à preservação da floresta, diz. Segundo Leão, hoje mais de 10 mil famílias atuam com a Natura nessa frente. Isso gera a preservação de cerca de 2 milhões de hectares da Amazônia hoje, e a expectativa é chegar a 3 milhões em 2030, diz o executivo.

É preciso ver ações concretas na política ambiental do governo Lula. Sobre o governo Lula, o executivo disse que vê como positiva a volta do debate sobre temas como inclusão e meio ambiente e também a volta do Brasil à cena internacional. Mas diz que ainda é preciso ver ações concretas. Ele defende, por exemplo, uma política para devolução de terras para populações originárias.

Impacto ambiental das decisões de negócio. O executivo falou que isso acontece por exemplo na hora de decidir sobre a forma de transporte dos produtos. Também pode levar a vender menos um determinado item ou escolher uma matéria-prima mais cara. A demanda por produtos de pitanga, por exemplo, era maior do que a disponibilidade da pitanga orgânica. A Natura optou por manter só o ingrediente orgânico e deixou parte das vendas na mesa. A empresa também só usa álcool orgânico, mais caro, mas menos poluente que o tradicional.

Natura investe em serviços financeiros. O executivo falou sobre o Natura&Co Pay, plataforma de serviços financeiros que a empresa criou para atender suas consultoras. O serviço já é usado por 600 mil consultoras e movimentou R$ 26 bilhões em 2022. Segundo Leão, as consultoras que usam o Natura &Co Pay são 10% mais produtivas e 30% menos inadimplentes. A ideia é, com o tempo, passar a ofertar também seguros e empréstimos às consultoras.

Você pode ver destaques da entrevista no vídeo acima ou ouvir a conversa na versão podcast, em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts, entre outras.

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