Topo

Lula diz que não conversa com Campos Neto: 'Deve falar com quem o indicou'

Lucas Borges Teixeira e Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/09/2023 12h17

O presidente Lula (PT) disse não conversar com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e sugeriu que o chefe da autarquia deve manter diálogo "com quem o indicou" ao cargo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O que Lula disse

Lula destacou que Campos Neto preside o BC contra sua vontade, já que ele foi indicado por Bolsonaro e a instituição é autônoma, sem interferência do Planalto. Ainda, ressaltou que não mantém contato com o presidente da autarquia.

Esse cidadão, se conversa com alguém, não é comigo. Ele deve conversar com quem o indicou, e quem o indicou não fez coisa boa nesse país, a sociedade brasileira vai descobrir com o tempo.
Lula, no Ceará

Relacionadas

O presidente afirmou que Campos Neto "precisa saber" que ele preside o Banco Central do Brasil, "não de outro país" e, portanto, "precisa baixar juros" para impulsionar a economia nacional.

"Como é que o empresário vai investir, fazer uma fábrica, um investimento qualquer, se vai pegar uma taxa de juros muito alto?", questionou, ao demonstrar descontentamento com o patamar da Selic. "Nós temos que ter dinheiro para investir. E dinheiro para ser investido a juros baratos. Então nós vamos continuar brigando [para diminuir os juros]", completou.

Ainda, Lula ressaltou que Campos Neto "precisa compreender que o dinheiro que existe nesse país precisa circular nas mãos de muita gente, porque se o dinheiro ficar parado na mão de poucas pessoas, é concentração de riqueza".

Lula também falou que "se o dinheiro for distribuído, gerará emprego, desenvolvimento, comércio, fábrica", que resultará no crescimento da economia e na diminuição da desigualdade. Ainda, ponderou que "não adianta apenas o PIB [Produto Interno Bruto] crescer, ele também precisa ser distribuído na sociedade, porque senão não tem sentido".

Em agosto, o BC diminuiu a taxa de juros pelo primeira vez em três anos, quando a Selic passou de 13,75% para 13,25% — mesmo assim, o Brasil ainda tem a maior taxa de juros do mundo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula diz que não conversa com Campos Neto: 'Deve falar com quem o indicou' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia