Topo

Caixa vai liberar saque calamidade do FGTS a atingidos pelo ciclone no RS

Vítimas são resgatadas de casa inundada após chuvas em Passo Fundo (RS) Imagem: Prefeitura de Passo Fundo/Facebook

Do UOL, em São Paulo

06/09/2023 16h00Atualizada em 06/09/2023 16h40

A Caixa anunciou que vai liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) por calamidade para moradores dos municípios atingidos pelo ciclone no Rio Grande do Sul.

O que aconteceu:

A Caixa vai permitir que pessoas afetadas pelo ciclone no Rio Grande do Sul resgatem até R$ 6.220 do FGTS, devido aos prejuízos causados pelo desastre natural.

O banco afirmou que está tentando agilizar a liberação dos saques "aos trabalhadores residentes nas áreas afetadas".

Dos municípios afetados pelo ciclone, moradores de seis deles já estavam habilitados a sacar do FGTS por outros desastres naturais. São eles: Campo Novo, Rio Grande, São José do Norte, São Sebastião do Caí, Sede Nova e Vera Cruz. Habitantes dessas cidades já podem solicitar o resgate, caso não tenham realizado um saque calamidade nos últimos 12 meses.

O saque calamidade já foi disponibilizado pela Caixa durante outros desastres naturais, como as chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo em fevereiro deste ano.

Hoje, o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), declarou estado de calamidade pública. O ciclone já deixou pelo menos 31 mortos no estado.

Como realizar o saque calamidade do FGTS:

Primeiro, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque por calamidade em pelo menos 12 meses.

Os valores podem ser resgatados digitalmente através do aplicativo "FGTS". É preciso baixar o aplicativo e inserir as informações de cadastro. Na opção "Meus saques", selecione "Outras situações de saque — calamidade pública", e então acesse pela cidade onde vive e foi afetado.

Deve-se encaminhar foto de documento de identidade (RG, habilitação ou passaporte) e comprovante de residência em nome da pessoa que vai resgatar. É necessário que esse comprovante tenha sido emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade.

O próximo passo é selecionar a opção para creditar o valor em conta da Caixa ou de outro banco, e enviar a solicitação. O prazo para retorno da análise e disponibilização do valor do saque, caso seja aprovado, é de cinco dias úteis.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Caixa vai liberar saque calamidade do FGTS a atingidos pelo ciclone no RS - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia