Topo

Valor do PIS ano-base 2022 foi definido pelo governo? Veja quando será pago

PIS/Pasep Imagem: Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

02/10/2023 07h30

O calendário de pagamento do PIS 2024, relativo ao ano-base 2022, ainda não foi definido devido a um atraso causado pela pandemia, que resultou em um intervalo de dois anos entre o ano-base e a distribuição dos benefícios. O valor também não foi anunciado.

Em condições normais, o calendário PIS para o próximo ano seria divulgado no final de dezembro. No entanto, até agora, as datas de pagamento do PIS para o ano-base 2022 e os valores correspondentes não foram anunciados.

O valor do PIS/PASEP é determinado com base no salário mínimo vigente no ano do pagamento. Portanto, o montante do PIS 2024 só será conhecido após o governo do presidente Lula (PT) anunciar o salário mínimo de 2024.

É importante destacar que a maior parte dos beneficiários do PIS 2022 será composta por trabalhadores que estiveram empregados com carteira assinada durante os 12 meses do ano-base.

Para receber o PIS relacionado ao ano-base 2022, é necessário satisfazer aos seguintes critérios:

  • Ter recebido até dois salários mínimos mensais em 2022;
  • Não ter prestado serviços para pessoas físicas, excluindo o direito ao abono salarial do PIS 2022 para empregadas domésticas;
  • Manter cadastro no sistema PIS/PASEP por pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado com registro em carteira por no mínimo trinta dias em 2022.

Trabalhadores elegíveis devem acompanhar as informações oficiais do governo para saber quando poderão receber o benefício do PIS referente ao ano-base 2022. As atualizações sobre o cronograma de pagamentos serão disponibilizadas pelos órgãos competentes nos canais oficiais de comunicação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Valor do PIS ano-base 2022 foi definido pelo governo? Veja quando será pago - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia