Topo

Valor do PIS ano-base 2022 foi definido pelo governo? Veja quando será pago

PIS/Pasep Imagem: Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/10/2023 07h30

As datas de início e o valor do pagamento do PIS 2024, correspondente ao ano-base 2022, ainda não foram definidos devido a um atraso no calendário PIS/PASEP causado pela pandemia.

Isso resultou em um intervalo de dois anos entre o ano-base e o período de distribuição dos benefícios, uma vez que o calendário PIS para o ano subsequente normalmente é anunciado no final de dezembro. No entanto, até o momento, as datas de pagamento do PIS para o ano-base 2022 e seus valores permanecem em espera.

O valor do PIS/PASEP é vinculado ao salário mínimo do ano em que é pago. Portanto, o montante do PIS 2024 só será conhecido após o governo do presidente Lula (PT) estabelecer o piso salarial para 2024.

É importante ressaltar que a maioria dos beneficiários do PIS 2022 será composta por trabalhadores que tiveram empregos formais ao longo dos 12 meses do ano-base.

Para ser elegível ao PIS relativo ao ano-base 2022, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ter recebido renda mensal de até dois salários mínimos em 2022;
  • Não ter prestado serviços para pessoas físicas, excluindo o direito ao abono salarial do PIS 2022 para empregadas domésticas;
  • Manter cadastro no sistema PIS/PASEP por pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado com registro em carteira por no mínimo trinta dias em 2022.

Trabalhadores que se encaixam nestes requisitos devem estar atentos às informações oficiais divulgadas pelo governo para conhecerem as datas em que poderão receber o benefício do PIS referente ao ano-base 2022. As atualizações sobre o calendário de pagamentos serão disponibilizadas pelas autoridades competentes nos canais de comunicação oficiais.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Valor do PIS ano-base 2022 foi definido pelo governo? Veja quando será pago - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia