Auxílio Gás será de R$ 106 em outubro; veja regras e calendário
Alexa Meirelles
Do UOL, em São Paulo
17/10/2023 04h00
A Caixa Econômica divulgou o valor e o calendário de pagamentos do Auxílio Gás do mês de outubro. As famílias contempladas pelo programa começam a receber benefício de R$ 106 nesta quarta-feira (18).
Quando vou receber o Auxílio Gás?
O cronograma de pagamento do benefício é o mesmo do Bolsa Família. Ou seja, será feito de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário. Aqueles que têm o final de NIS 1 são os primeiros a receber, já no dia 18. Os que têm o final de NIS 0 recebem no dia 31. Veja abaixo como fica o calendário:
- NIS terminando em 1: 18 de outubro
- NIS terminando em 2: 19 de outubro
- NIS terminando em 3: 20 de outubro
- NIS terminando em 4: 23 de outubro
- NIS terminando em 5: 24 de outubro
- NIS terminando em 6: 25 de outubro
- NIS terminando em 7: 26 de outubro
- NIS terminando em 8: 27 de outubro
- NIS terminando em 9: 30 de outubro
- NIS terminando em 0: 31 de outubro
Quem tem direito ao benefício?
O programa é destinado a famílias de baixa renda. Famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência têm prioridade.
O auxílio subsidia 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. O valor do benefício, que é pago a cada dois meses, varia de acordo com o preço médio do botijão no país. Atualmente, mais de 5,3 milhões de famílias recebem o dinheiro em todo o país. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único e possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa.
Ainda assim, a inscrição no Cadastro Único não garante a entrada automática no programa. Famílias são selecionadas e incluídas a cada dois meses, de acordo com os critérios definidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Posso sacar os valores?
Tal como no Bolsa Família, os beneficiários podem movimentar os valores pelo aplicativo Caixa Tem. Não é necessário ir até uma agência para sacar. É possível usar o cartão para fazer compras por meio da função de débito e também sacar o dinheiro nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa.
O benefício pode ser creditado na conta Poupança Social Digital, na conta Poupança Caixa Fácil ou na Plataforma social. O cidadão tem algumas maneiras de verificar se foi selecionado para receber o valor bimestralmente. É possível consultar a situação da inscrição pelo aplicativo Bolsa Família, aplicativo Caixa Tem e Atendimento Caixa pelo telefone 111.