UOL cria chatbot que usa IA para tirar dúvidas de IR com base em notícias
Do UOL, em São Paulo
14/05/2024 13h32
O UOL lançou nesta segunda-feira (13) um chatbot impulsionado por inteligência artificial que visa tirar dúvidas de imposto de renda de internautas. Como base para as informações, o produto usa matérias publicadas pelo UOL Economia na cobertura do Imposto de Renda 2024 e informações fornecidas pela própria Receita Federal.
A solução pioneira permite que assinantes do UOL façam perguntas de forma natural para que a IA responda suas dúvidas de imposto de renda. Ou seja, é possível tirar uma dúvida pessoal que ela tratará seu caso com base nos textos feitos pela redação e apurados com especialistas.
A conexão da IA com os textos feitos pelo UOL Economia, reforçando o contexto dela, limita bastante a possibilidade de alucinações - termo usado para quando uma inteligência artificial gera conteúdos errados.
A ferramenta passou em testes feitos pela redação do UOL apresentando poucas inconsistências, mas, como toda inteligência artificial, não é imune a erros e pode apresentar alucinações. Em caso de dúvidas mais complexas e somas relevantes de dinheiro, é aconselhável procurar um contador especializado para tirar dúvidas. O chatbot tem fins apenas informativos e não configura aconselhamento formal.
O desenvolvimento do chatbot contou com técnicas de engenharia de prompt que limitam a criatividade da IA para que ela se atenha ao máximo aos conteúdos produzidos no UOL com base em dados oficiais. Ela foi ainda treinada a responder apenas sobre imposto de renda, sem falar de outros assuntos.
Como acessar e usar o chatbot de IR do UOL
Para aproveitar a novidade, basta acessar a página do tira-dúvidas de IR.
Se você já for assinante do UOL, é preciso só se logar na sua conta de assinante e começar a conversar. Caso contrário, você precisará fazer a assinatura do UOL, que dá direito a diversos outros benefícios, para usar e poder resolver questões sobre sua declaração do imposto de renda.
O chatbot está treinado para entender as suas perguntas de forma natural, então basta você perguntar como se estivesse falando com um humano.
Contudo, assim como na comunicação entre humanos, o funcionamento dele é aprimorado a depender da qualidade da pergunta feita - ou seja, a chance de uma resposta melhor e exata, depende também de como a pergunta é feita e explicada. Fazer uma pergunta de formas diferentes pode ajudar a IA a dar uma resposta mais precisa.