Voar de executiva custa três vezes mais do que econômica, diz pesquisa
Passagens de avião em classe executiva chegam a custar três vezes mais o valor de uma passagem econômica. É o que mostra um levantamento exclusivo feito pelo Kayak a pedido do UOL.
Diferença de preços
Dependendo do destino a diferença fica maior. Uma viagem de executiva para Nova York custa, em média, R$ 22.023, enquanto a mesma viagem em assento econômico sai por R$ 6.692 — três vezes mais barato.
O levantamento foi realizado no dia 24 de maio de 2024. Foram usados dados da base do Kayak no Brasil, considerando buscas por voos de ida e volta, em classe econômica e em classe executiva, de todos os aeroportos brasileiros, para todos os aeroportos de Lisboa, Nova York, Paris e Roma.
Como datas de buscas foram consideradas de 20 de novembro de 2023 a 20 de maio de 2024. Para datas de viagem, foram considerados os períodos entre 17 de julho de 2024 e 31 de julho de 2024. Os preços são médios e podem variar com o tempo.
Os serviços a mais são o que justificam o preço das passagens em executiva. Gustavo Vedovato, country manager do Kayak no Brasil, afirma que os preços são mais altos pelo cardápio variado das cabines, as opções de entretenimento e o espaço mais confortável, principalmente em viagens mais longas.
O setor de passagens aéreas está resiliente, segundo Vedovato. O executivo diz que hoje o ambiente econômico global é incerto, com o aumento da inflação e alta dos juros. "Realizando um planejamento para monitorar preços, o viajante consegue identificar baixas e realizar suas reservas de voos, hospedagens e aluguel de carro nesse momento para impactar menos no bolso, e conseguir viver novas experiências", afirma Vedovato.
A cabine executiva foi criada para quem viaja a negócios. No entanto, hoje em dia famílias usam mais o serviço, quando têm condições de pagar por ele. Aldo Leone, presidente da Agaxtur, afirma que não existe uma justificativa de preço, mas sim de experiência que cada pessoa quer ter no voo.
Para certas pessoas, sem dúvida nenhuma que justifica [a diferença de valor]. Para outras que se sentem bem na econômica, preferem economizar o dinheiro e gasta em serviços e alimentação. É uma questão absolutamente de gosto pessoal.
Aldo Leone, presidente da Agaxtur
A pandemia fez com que o setor aéreo sofresse. Renan Silva, professor de economia do Ibmec Brasília, afirma que os preços da executiva ajudam as companhias a recompor valores perdidos durante a pandemia com estas passagens mais caras.
A atividade do setor melhorou, mas ainda sofre, segundo Silva. Houve um aumento no número de passageiros transportados, mas as frotas estão menores - o que faz com que os voos fiquem mais cheios em comparação a outros períodos.
Na medida que aumentou a procura por esse conforto, principalmente pelo lado das pessoas jurídicas que estão voltando a fazer negócios de forma presencial, as companhias estão aproveitando para tentar ali recompor as margens perdidas justamente nesse período pandêmico e pós-pandêmico.
Renan Silva, professor de economia do Ibmec Brasília
Como é viajar de executiva
A reportagem do UOL embarcou em um avião da Delta com destino à Nova York (e escala em Atlanta) para a cobertura de um evento. A experiência já começa com menos perrengues do que um voo em econômica. Bilhetes em classe executiva dão direito a check-in em uma fila prioritária, acesso à sala VIP no aeroporto e despacho de bagagem com prioridade, o que significa que as malas são as primeiras a serem colocadas nas esteiras para retirada da mala.
Ao entrar no avião, os comissários oferecem espumante. Como o voo era durante a manhã, a outra opção era suco de laranja. Uma das características da executiva é que os passageiros recebem uma necessaire com itens de higiene pessoal, como escova e pasta de dente, meias, hidratante para as mãos e máscara para cobrir os olhos.
O conforto da cabine é bem superior ao assento de econômica. Cada uma das cabines tem uma mesa lateral e a poltrona inclina até ficar completamente deitada. Os comissários de bordo ofereceram duas refeições: almoço e lanche da tarde.
Os menus são bem variados, com opções para vegetarianos. O almoço tinha entrada, prato principal e sobremesa, enquanto o lanche da tarde era o prato e sobremesa. Além das comidas, havia diversas opções de bebidas (alcoólicas ou não) disponíveis em todo o voo, basta pedir a um dos comissários de bordo) e foi servido um cookie entre as refeições. A tela de cada uma das cabines tinha diversos filmes, séries, documentários e um monitoramento do voo, para quem quisesse ver o trajeto do avião e quanto tempo até o destino.