Brasil fatura 40 troféus no terceiro dia do festival de Cannes

As agências de publicidade brasileiras ganharam 40 troféus no terceiro dia do Cannes Lions, considerado o festival de criatividade mais importante do mundo.

Nesta quarta-feira (19), foram anunciados os vencedores em 6 das 30 categorias da premiação, que acontece nesta semana na França: Foram 1 Grand Prix, 4 Ouros, 15 Pratas e 20 Bronzes - veja, abaixo, a lista completa.

Grand Prix de Media

O grande destaque do dia foi o Grand Prix (grande prêmio) na categoria Media, conquistado pela ação 'Tá na mão', da agência Gut para o Mercado Livre.

A mecânica da campanha era simples. A cada aperto de mão exibido na programação de entretenimento dos canais da Globo (TV Globo, GNT e Multishow), um QR code com descontos aparecia na tela.

Com base na análise de dados de perfis de telespectadores e clientes, a campanha ofereceu, antes do período da Black Friday do ano passado, cupons de desconto de acordo com a programação do canal e com as possíveis preferências dos consumidores.

A ação também faturou outros dois troféus (1 de Prata e 1 de Bronze) na mesma categoria.

Troféus para Maria Rita e VW

Outras 4 campanhas faturaram os 'leões' de Ouro (como são conhecidos os troféus do festival) nas categorias que foram reveladas hoje (19):

  • 'Patrocínio Limpo', da DM9 para a Consul e 'No Ad', da Lew'Lara para a rede Pague Menos; também em Media;
  • 'Thanks for Coke-Creating', da VML para Coca-Cola, em Creative B2B,
  • e a campanha de 70 anos da Volkswagen, criado pela AlmapBBDO, na categoria PR.
Continua após a publicidade

O comercial da Volswagen com a cantora Maria Rita que usava inteligência artificial e fez sucesso no ano passado ainda levou um leão de Prata e outro de Bronze na mesma categoria. Assista:

Confira a lista com os premiados de hoje (vale lembrar que as campanhas podem ser premiadas mais do que uma vez na mesma categoria):

  • Media: 1 Grand Prix (Mercado Livre/Gut), 2 Ouros (Consul/DM9 e Pague Menos/Lew'Lara), 4 Pratas (Heineken/Le Pub, Wonder Women Tech/AlmapBBDO, Pague Menos/Lew'Lara e Mercado Livre/Gut) e 4 Bronzes (2 para Mercado Livre/Gut, Wonder Women Tech/AlmapBBDO e Gatorade/Isla).
  • Direct: 6 Pratas (Consul/DM9, Mercado Livre/Gut, Budweiser/Africa, Coca-Cola/VML, Burger King/David e Heinz/Africa) e 5 Bronzes (Dasa/DM9, Coca-Cola/VML, iFood/DM9, Volkswagen/AlmapBBDO e Super Extra/Grey).
  • Social & Influencer: 2 Pratas (Netflix/Galeria/404 e Volkswagen/AlmapBBDO) e 6 Bronzes (Burger King/DM9, Rain Forest Lab/Havas, Guaraná Antarctica/Africa, Intimus/FCB e dois para Seda/Soko).
  • PR: 1 Ouro (Volkswagen/AlmapBBDO), 2 Pratas (Volkswagen/AlmapBBDO e Vult/Gut) e 3 Bronzes (Volkswagen/AlmapBBDO, Itaú/Africa e Santander/BETC Havas).
  • Creative B2B: 1 Ouro (Coca-Cola/VML), 1 Prata (Coca-Cola/VML) e 1 Bronze (Volkswagen/AlmapBBDO)
  • Creative Data: 1 Bronze (Dasa/DM9).

77 troféus em 3 dias

Com os 40 leões anunciados hoje, o Brasil chega à marca de 77 troféus no festival. Até o momento, a organização já anunciou os vencedores em 19 das suas 30 categorias, em que foram entregues 601 prêmios.

Continua após a publicidade

Amanhã serão anunciados os vencedores nas categorias Brand Experience & Activation, Creative Business Transformation, Creative Commerce, Innovation, Luxury & Lifestyle, Creative Effectiveness e Creative Strategy.

Mais de R$ 10 milhões apenas em inscrições

O Cannes Lions vai até sexta-feira (21). As empresas brasileiras inscreveram mais de 2 mil ações de marketing no festival, em um investimento que ultrapassa os R$ 10 milhões.

No ano passado, agências e empresas brasileiras ficaram com 92 Leões, sendo o Titanium Lions (para W+K SP/Africa Creative), 2 Grand Prix (para AlmapBBDO e AKQA), além de 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes.

O recorde de conquista do Brasil aconteceu em 2013, quando foram conquistados 115 troféus.

Deixe seu comentário

Só para assinantes