RG ou CPF? Qual é o 1º documento a atualizar após mudança de nome
Quando uma pessoa casa, se divorcia ou passa a ter um nome social, é preciso fazer a atualização dos documentos pessoais. Mas por onde começar? O UOL fez um guia com a ordem de documentos a serem alterados.
Qual o primeiro documento para alterar?
O primeiro passo é alterar o CPF. Caso a pessoa tente emitir o novo RG, chamado de CIN (Carteira de Identidade Nacional) antes do CPF, não será possível. Isto porque a CIN é um documento nacional, enquanto o antigo RG era estadual — então era possível mudar o RG sem mudar o CPF. Para emitir a CIN, é preciso que o CPF tenha sido alterado. Caso haja inconsistências com o nome do CPF e o novo nome, o sistema não libera a produção do documento.
Como alterar o CPF
- Acesse o site da Receita Federal
- Clique em "Meu CPF"
- Acesse o serviço "Atualizar CPF"
- Expanda o item "etapas para realização do serviço"
- São dois links diferentes: um para quem está com o CPF regular e outro para quem tem o número suspenso
- A atualização normalmente corrige os dados automaticamente, mas alguns dos casos precisam que a pessoa vá até um posto da Receita Federal para finalizar o serviço.
Também é possível fazer a atualização nos Correios. É preciso pagar uma taxa de R$ 7. Para quem tem mais de 25 anos, é preciso levar a documentação até um posto da Receita Federal para concluir a mudança.
Novo RG
O novo RG passa a ser obrigatório no país a partir de 2032. Para emitir o documento, é preciso agendar um horário de atendimento em um Poupatempo (no caso de São Paulo). Leve os documentos necessários — certidão de nascimento ou certidão de casamento, RG antigo e uma cópia dos dois documentos.
- Faça o agendamento no site do Poupatempo
- No dia do agendamento, leve toda a documentação. O Poupatempo afirma que é preciso levar a via original ou a cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento que comprove o estado civil atual e um documento que conste seu CPF.
- A emissão da primeira via da CIN é gratuita
- No caso de inclusão de nome social, é preciso levar um formulário preenchido e assinado
- O prazo de emissão do novo documento pode levar até 21 dias
Outros documentos
Com o CPF e RG atualizados, dá para mudar o nome nos outros documentos. Alguns deles são título de eleitor, CNH e passaporte, para quem tiver.
Título de eleitor
Acesse o site do TSE. Em seguida, clique em "autoatendimento do eleitor", em "atendimento ao eleitor" e, depois, na opção "atualize seus dados pessoais". Na imagem que aparecer na tela, clique em "Sim", quando perguntado se você deseja prosseguir. Aí é só selecionar o serviço "Autoatendimento do Eleitor - Título Net", na parte central da página.
No entanto, atualização não é possível durante o período eleitoral. De 9 de maio até 4 de novembro, o site está bloqueado e a alteração de nome deve ser feita após a liberação. Não há atualização neste período para organização da logística de votação, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
CNH
O primeiro passo é fazer o agendamento no site do Detran. Depois, basta ir até o local agendado com a CNH original, comprovante de pagamento da taxa do Detran e RG com o nome alterado.