Praças de alimentação não terão 'cara de refeitório', diz CEO do Griletto

O empresário Ricardo José Alves, 52, sócio fundador e CEO da Halipar, afirmou que as praças de alimentação dos shoppings não terão mais "cara de refeitório". Ele foi convidado do "UOL Líderes", videocast do UOL Economia que entrevista líderes do mundo empresarial.

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) é dona das marcas Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho. Juntas, as redes têm cerca de 400 unidades franqueadas, em 24 estados. Em 2023, o faturamento foi de R$ 850 milhões.

Todos os shoppings novos já têm saído com uma decoração muito mais amigável. Não tem mais aquelas mesas todas iguais, as cadeiras grudadas; tudo que remete a um refeitório. Hoje em dia a gente vê que vão criando nichos dentro da praça, alguns ambientes, você já vê uma vegetação, tipos de móveis mais quentes, usando muito mais madeira. Antigamente, era tudo muito colorido.
Ricardo José Alves, CEO da Halipar

Shoppings em reforma também estão resignificando a praça de alimentação. "Conversando com muitos empreendedores, é o que eles falam: que daqui para frente eles precisam resignificar também um pouco da praça, para ser um ambiente mais confortável. E é o que a gente tem visto nessas reformas. Há alguns shoppings que já estão nesse processo", afirmou.

A praça de alimentação mesmo está mudando um pouco. Nós temos visto que mobiliários, reformas têm mudado, porque o shopping quer descaracterizar um pouco aquela impressão de que é um grande refeitório. E não é. É um lugar em que você pode fazer a sua refeição rápida, a um custo acessível. Então, é uma opção também.
Ricardo José Alves, CEO da Halipar

Ambientes na praça de alimentação que remetem a um bar. Durante a entrevista, Alves diz que é possível criar na praça de alimentação ambientes até de um bar, de um boteco. "A pessoa pode estar na mesa, comendo uma porção, tomando o seu chope lá, com ambiente que remete a um boteco", disse.

Tanto é que a gente vê shoppings hoje até com vista para fora, enxergando fora do shopping. Não ser aquela caixa fechada, com ar-condicionado. Para ter um atrativo a mais. Isso a gente tem visto bastante.
Ricardo José Alves, CEO da Halipar

Novos tipos de restaurante agregam mais clientes. Na entrevista, Alves disse que os novos restaurantes que chegam à praça de alimentação "não roubam espaço" do seu negócio. "Diferente de achar que eles roubam espaço da praça, eles agregam mais pessoas, eles acabam trazendo, transformando o shopping em um centro de alimentação. E aí há opções para todos os tipos. Porque existe também uma segmentação de preço, tudo que acaba separando um pouco os públicos", disse.

A praça é mais democrática: enquanto uma criança pode estar comendo um lanche, o pai pode estar comendo um prato de refeição completa, a mãe comendo uma comida oriental. Então, acaba sendo um pouco mais democrático.
Ricardo José Alves, CEO da Halipar

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Mudanças atraem público para refeições à noite

As mudanças nas praças de alimentação têm atraído mais pessoas à noite. "A gente vê muitas famílias que estão frequentando os shoppings, ou grupos de amigos. Porque, quando começa a ser um ambiente um pouco mais reservado, não tão aberto quanto eram as praças [de alimentação] anteriores, então, dá para juntar um grupo de amigos em um canto, e isso acaba não interferindo na família que está no outro canto", afirma. Segundo ele, esse movimento é mais sentido em shoppings de cidades do interior. "Porque ali o shopping se torna o centro de encontro de todo mundo", declarou.

Nos grandes centros, como São Paulo, Rio, já é um pouco diferente, porque há muitas opções. Agora, em cidades menores, o shopping é o lugar de lazer de todo mundo. E com essa nova configuração, acho que ajuda muito por se tornar um lugar mais agradável.
Ricardo José Alves, CEO da Halipar

Tecnologia para melhorar a jornada do consumidor

Para melhorar a jornada do consumidor, a Halipar tem investido em tecnologia. O objetivo, segundo o CEO, é que o cliente que está na praça de alimentação não precise levantar para ir ao balcão fazer o seu pedido, depois voltar e esperar a chamada da senha para a retirada do prato.

Hoje, nós já temos tecnologia que a pessoa chega, senta, faz o seu pedido pelo smartphone e, a hora que o pedido ficar pronto, já recebe uma mensagem que o prato pode ser retirado. Então, melhora muito a jornada. Do mesmo jeito que totens de atendimento.
Ricardo José Alves, CEO da Halipar

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Já era previsto para ter esse investimento [em tecnologia], só que a pandemia acabou antecipando isso em uns três anos. Tudo aconteceu muito rápido.
Ricardo José Alves, CEO da Halipar

Alimentação mais saudável

O consumidor quer ter uma alimentação mais saudável e também saber a origem dos alimentos. É o que disse Alves, na entrevista. "São duas preocupações que nós temos. Não só marketing, como também de produto. O pessoal que desenvolve produto tem olhado muito isso", declarou.

As mudanças no cardápio são feitas duas vezes por ano. "Em todas essas mudanças, a gente acrescenta um prato, substitui outro, sempre colocando alguma inovação. Porque nós temos muitos consumidores habituais que também querem alguma coisa de inovação", afirmou.

Veja a entrevista completa aqui

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