Cartão do Cidadão: para que serve e em qual situação é emitido
Colaboração para o UOL, em São Paulo
02/08/2024 05h30Atualizada em 02/08/2024 16h25
O Cartão do Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas, como o abono do PIS/Pasep, em casos em que a pessoa não recebe direto na sua própria conta ou não estiver disponível no aplicativo Caixa Tem — que concentra boa parte dos benefícios sociais, como o Bolsa Família.
Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal, presentes em todos os municípios brasileiros. Segundo a Caixa, atualmente ele tem sido "emitido em casos muito residuais", quando uma pessoa não consegue ter acesso ao aplicativo Caixa Tem.
Relacionadas
A Senha Cidadão habilita o Cartão do Cidadão a receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, de forma prática, por meio de pontos de atendimento, caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.
Como pedir o Cartão do Cidadão?
O Cartão do Cidadão, na verdade, é emitido de forma automática, quando solicitado por gestores de programas sociais, sendo o mais comum o seguro-desemprego.
Não custa lembrar que a consulta de saldos e extratos, como do FGTS, ou verificar se há parcela de abono salarial ou seguro-desemprego, é feita por meio de aplicativos da Caixa, como o FGTS ou o Caixa Trabalhador.
Como fazer a senha
A senha deve ser feita na agência da Caixa ou em uma lotérica (neste caso, é preciso ligar antes para o canal Caixa Cidadão no telefone 111).
Para fazer a senha nas agências da Caixa não é necessário levar o cartão, mas é preciso apresentar um dos documentos listados abaixo:
- Carteira de identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação - modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
- Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.);
- CTPS - modelo informatizado;
- Carteira funcional;
- Identidade militar;
- Carteira de identidade de estrangeiros;
- Passaporte.
*Com informações de matéria publicada em dezembro de 2019.