Colunista de VivaBem vence 1º Prêmio Incor de Jornalismo
A jornalista Lucia Helena de Oliveira, colunista de VivaBem, plataforma de saúde e bem-estar do UOL, venceu o 1º Prêmio InCor de Jornalismo na categoria online.
A premiação tem como objetivo reconhecer as melhores reportagens jornalísticas que abordaram o tema "Tecnologia em Saúde - Avanços e Desafios", com foco em IA (inteligência artificial) e outros avanços tecnológicos aplicados à saúde.
Lúcia Helena venceu o prêmio com a reportagem "Como a IA está revelando arritmias sem sintomas que causam AVCs", publicada em setembro de 2023.
"É muito significativo ter minha coluna no UOL reconhecida pelo maior centro de cardiologia da América Latina, recebendo um prêmio que teve votação de médicos da instituição. Isso reforça o quanto o jornalismo de saúde presta um serviço importante para a população", afirmou a jornalista.
"Fico feliz pelo prêmio por esta pauta, pois a inteligência artificial na saúde ainda parece uma coisa muito distante das pessoas, do atendimento básico. Mas, na reportagem, mostro que a IA também pode ser usada em um exame de rastreamento que qualquer um pode fazer no pronto atendimento, ajudando a diagnosticar um problema que passaria desapercebido e levaria a um AVC. Portanto, é sim uma ferramenta acessível a milhares de brasileiros na saúde pública e privada", completa Lúcia.
O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) é reconhecido como um dos melhores hospitais da América Latina especializados em cardiologia, cirurgia vascular e pneumologia. Também aparece em várias listas entre os melhores hospitais do mundo nessas especialidades.
O Instituto oferece atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênio e particular. Além de ser um polo de assistência —desde a prevenção até o tratamento—, destaca-se como um grande centro de pesquisa, ensino e inovação.
Deixe seu comentário