Voz do Goku, Wendel Bezerra lembra infância difícil: 'Fome era normal'

Dublador de personagens de sucesso como Bob Esponja e Goku, do "Dragon Ball", Wendel Bezerra levou sua carreira para além do trabalho artístico. Há 35 anos, ao lado de um dos seus irmãos, ele fundou a Unidub, uma empresa de dublagem que foi vendida em 2024 para uma companhia internacional de referência no setor após dois anos de negociação.

A trajetória bem-sucedida que fez a então empresa de Wendel prestar serviços de dublagem para marcas como Netflix, Paramount e Nickelodeon é uma realidade distante do ambiente em que o empresário cresceu com sua mãe e irmãos.

Pra mim, graças a Deus, eu era o mais novo. Sofri menos no sentido de não ter a noção real de tudo aquilo que acontecia [...] Passar fome era normal. O não normal era comer, fazer duas refeições por dia [...] A gente vivia de uma forma difícil, paupérrima. Wendel Bezerra, dublador

A mãe de Wendel era a responsável sozinha pelos cuidados e sobrevivência dos cinco filhos em São Paulo. "Meu pai era muito ausente. Vivia na estrada, era caminhoneiro. Ele era muito o estereótipo dos anos 60".

Apesar das poucas condições financeiras para sobreviver, Wendel e seus irmãos estudaram em escolas de teatro e artes, fruto da insistência da mãe para que seus filhos tivessem oportunidade.

Além da educação formal e artística, os conselhos que recebeu em casa foram um guia para a carreira do dublador. "Minha mãe, sem instrumento, sem condição, sem um monte de coisa, colocava esses conceitos na nossa cabeça. De fazer o melhor possível, de não ser preguiçoso, de se esforçar".

A experiência com artes cênicas formou Wendel e seus irmãos para que eles trabalhassem com teatro, dublagem e comerciais de TV para ajudar a família. E mesmo com a rotina, a mãe do dublador sempre insistiu na importância dos estudos. Wendel é formado em direito, mas nunca trabalhou na área.

Minha mãe falava: estude sério. Tem que estudar. Tanto o estudo quanto o trabalho sempre foram muito sérios [...] Fiz faculdade só para agradá-la. Sou formado em direito, mas nessa época eu já tinha decidido que seria dublador.Wendel Bezerra, dublador

Ele acredita que seu sucesso é fruto dos conselhos e das palavras de conforto que sua mãe insistiu em dedicar aos filhos.

Continua após a publicidade

Eu tenho uma vida muito boa, muito confortável, vencedora dentro do que é considerado vencedor. Vendo hoje, foi um caminho de sucesso e vencedor por causa das coisas que minha mãe falava. O profissionalismo, a seriedade, o comprometimento.Wendel Bezerra, dublador

Assista o Divã de CNPJ do Canal UOL:

O videocast é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira o programa completo com Wendel Bezerra:

Deixe seu comentário

Só para assinantes