Topo

Bolsa cai e dólar sobe; pacote fiscal pode furar fila de votação

Imagem: Yuriko Nakao/Reuters
Carolina Nogueira e Lílian Cunha

Do UOL em Brasília e Colaboração para o UOL, de São Paulo

27/11/2024 10h23Atualizada em 27/11/2024 12h25

A Bolsa de Valores de São Paulo trabalha nesta quarta-feira (27) em queda e o dólar tem alta, com o mercado repercutindo a possibilidade de o pacote fiscal ser divulgado nesta quinta-feira (28). A votação do pacote pode furar a fila para ser aprovada ainda este ano.

Hoje, após o fechamento dos mercados, deputados vão ao Planalto para uma apresentação do pacote de corte de gastos. Líderes ouvidos pelo UOL afirmaram que o projeto poderia começar a tramitar na Câmara na semana que vem, num esforço para aprovar ainda em 2024.

Relacionadas

O que está acontecendo

Por volta de 12h20, a Bolsa de Valores de São Paulo tinha baixa de 0,27%. O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, valoriza para 129.576 pontos.

O dólar comercial era negociado em alta de 0,38%, vendido a R$ 5,830. O turismo era vendido com valorização de 0,48%, para R$ 6,057.

As medidas podem furar a fila das votações e poderão ser aprovadas ainda em 2024. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ontem que a votação "tinha de ser" ainda neste ano.

O líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (PT-AP), falou que a ideia era protocolar o texto amanhã, quinta (28). O pacote passaria à frente das votações da reforma tributária, PLDO e Orçamento. O recesso parlamentar começa em 23 de dezembro.

No fim da tarde de ontem, o vice-presidente deu declarações sobre os cortes de gastos. "Teremos boa notícia nesta semana com medidas de redução de despesas de curto e médio prazo para cumprirmos o arcabouço fiscal. Vamos perseguir o déficit zero para depois perseguir superávit, isso faz cair os juros e a economia crescer mais forte", afirmou Alckmin.

EUA

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 2,8% no terceiro trimestre de 2024. O resultado veio em linha com as projeções de analistas.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram para 213 mil, com 2 mil requisições a menos. Os dados correspondem à semana encerrada em 23 de novembro, informou o Departamento do Trabalho americano nesta quarta-feira.

Já o PCE, o indicador preferido do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) para a inflação, aumentou 2,1% no terceiro trimestre, em comparação com abril, maio e junho. O número veio ligeiramente abaixo das expectativas do mercado, de 2,2%. Mas os dois dados, segundo Nicolas Borsoi, economista chefe da Nova Futura Investimentos, colaboram para um novo corte de juros nos EUA, na reunião de 18 de dezembro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bolsa cai e dólar sobe; pacote fiscal pode furar fila de votação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia