IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

China eleva preço de energia elétrica para evitar apagões

Por Jim Bai e Tom Miles

30/05/2011 14h10

A China elevou em cerca de 3% os preços da eletricidade para consumidores industriais, comerciais e agrícolas em algumas regiões, em uma tentativa de atenuar o que ameaça ser a pior escassez de energia em sete anos na segunda maior economia do mundo.

O aumento da eletricidade, que poupou clientes residenciais, vai aumentar a pressão inflacionária, mas vai dar um alívio às margens de lucro das produtoras de energia.

"Isso obviamente é bom contra os apagões, e é muito esperado. A única maneira de resolver os problemas é ajustando os preços", disse Lin Boqiang, diretor do Centro de Pesquisas sobre Economia Energética da China.

A China parece se encaminhar para os piores apagões de verão desde pelo menos 2004, com o crescimento da demanda ainda forte ao passo que as usinas de carvão, que geram 80 por cento da eletricidade do país, enfrentam restrições por causa do alto preço da matéria-prima.

A geração hidroelétrica também foi afetada por uma seca na China Central, incluindo a província de Hubei, onde se encontra a usina de Três Gargantas --a maior do mundo.