IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Vale vende 10 navios por US$ 600 milhões

Roberto Samora

Da Reuters, em São Paulo

31/08/2012 10h34

A Vale informou nesta sexta-feira (31) que firmou um acordo de venda de dez navios por US$ 600 milhões e que fez um acordo para afretá-los em um contrato de longo prazo com a Polaris Shipping.

Segundo a mineradora, os navios vendidos, do tipo "large ore carriers", foram adquiridos em 2009/2010 para que a Vale tivesse à sua disposição uma frota marítima dedicada ao transporte de minério de ferro para seus clientes, especialmente na Ásia.

As embarcações têm, cada uma, capacidade de aproximadamente 300.000 DWT (do inglês, toneladas de peso morto). Segundo a mineradora, "além de liberar capital, a transação preserva a capacidade da Vale de transporte marítimo de minério de ferro, com os navios à disposição, mas eliminando os riscos de propriedade e operação".

A companhia também destacou que a operação visa aperfeiçoar a "alocação de capital além de reforçar o balanço".

A Vale está no meio de um processo de construção de navios ainda maiores, com capacidade de 400 mil toneladas, as embarcações gigantes chamadas de Valemax. A mineradora encomendou a construção de 35 Valemax, dos quais 14 já foram entregues.

Do total da frota de Valemax, a mineradora firmou contratos de arrendamento de longo prazo para 16. Outros 19 navios serão operados pela própria Vale.