IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Hong Kong abate frangos e suspende compra de animal vivo por gripe aviária

28/01/2014 13h29

Por Alice Woodhouse

HONG KONG, 28 Jan (Reuters) - Hong Kong iniciou o abate de 20 mil frangos e suspendeu as importações de animais vivos da China continental por 21 dias nesta terça-feira, após a descoberta do vírus da gripe aviária H7N9 em envio de aves vivas na província de Guangdong, ao Sul do país.

A medida do governo entrou em vigor dois dias antes de começarem as celebrações de Ano Novo Chinês, quando o setor normalmente espera boom de vendas.

As autoridades também ordenaram o fechamento do mercado de aves no atacado, onde foi descoberto o vírus, por 21 dias, até 18 de fevereiro para a limpeza e desinfecção. Granjas locais foram proibidas de fornecer aves vivas para o mercado.

"Funcionários do Departamento da Agricultura, Pesca e Conservação irão inspecionar todas as granjas locais e coletar mais amostras para testes para verificar se as fazendas locais não foram afetados pela gripe aviária H7", disse o secretário de Alimentação e Saúde, Ko Wing-man em comunicado.

O vírus H7N9 se alastra entre as aves, mas os casos em seres humanos até agora não mostraram evidência de transmissão sustentada entre humanos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Especialistas pediram às autoridades de saúde em todo o mundo para ficarem em alerta para detectar o vírus H7N9, que é altamente patogênica em humanos e poderia desenvolver a capacidade de se espalhar facilmente entre humanos, causando uma pandemia de gripe e perdas econômicas graves.

Duas pessoas infectadas com a gripe aviária H7N9 morreram em Hong Kong e um terceiro paciente está sendo tratado. Os três foram infectados durante visitas à cidade Shenzhen, no Sul da China.

O vírus da gripe aviária H7N9 surgiu em março do ano passado e, até agora, infectou pelo menos 240 pessoas na China, Taiwan e Hong Kong, de acordo com o Departamento de Saúde de Hong Kong.

A agência chinesa estatal de notícias Xinhua, citando o Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, disse que 19 pessoas morreram por causa da doença na China este ano.