China pode substituir presidente do Banco Central, diz jornal americano
24 Set (Reuters) - O presidente do banco central chinês, Zhou Xiaochuan, pode perder seu emprego, noticiou o Wall Street Journal nesta quarta-feira (24), em uma reestruturação após batalhas internas sobre reformas econômicas.
O presidente chinês, Xi Jinping, está avaliando substituir Zhou, noticiou o jornal, citando autoridades com conhecimento dos planos.
Em comunicado ao The Wall Street Journal, o banco central da China afirmou que Zhou não vai sair em breve.
Segundo jornal, o principal nome para chefiar o BC é Guo Shuqingm ex-banqueiro e diretor da agência reguladora de mercado que é atualmente governador da província de Shandong.
Xi quer mais aliados em posições importantes do governo, e mudanças no Exército e no Partido Comunista são esperadas em uma importante reunião do partido no próximo mês, segundo o jornal. Ele acrescentou que nenhuma decisão final foi tomada sobre o cargo de presidente do BC.
Zhou, que comanda o banco central da segunda maior economia do mundo desde 2002, tem sido o arquiteto de amplas reformas financeiras que liberalizram algumas taxas de juros, entre outros.
(Reportagem de Gui Qing Kohn e Jason Subler em Pequim)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.