IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Em 2016, IBGE encerrará duas pesquisas de emprego que divulga mensalmente

Rodrigo Viga Gaier

14/10/2015 14h15

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou nesta quarta-feira (14) que deixará de divulgar no início de 2016 a PME (Pesquisa Mensal de Emprego) e a Pimes (Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário), já que as informações dos dois levantamentos constam da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada mensalmente.

A PME irá a campo pela última vez em fevereiro de 2016, com divulgação marcada para março. O levantamento sobre o mercado de trabalho começou a ser feito em 2002 e abrange apenas as seis maiores regiões metropolitanas do país.

O processo de substituição da PME pela Pnad Contínua já vinha sendo discutido internamente há meses, e a decisão foi tomada após a consolidação da última, que tem abrangência nacional e levanta informações sobre o mercado de trabalho em cerca de 3.500 cidades brasileiras, entre capitais, municípios das regiões metropolitanas e do interior do país.

Já a última coleta da Pimes está programada para acontecer em dezembro deste ano, com divulgação prevista para fevereiro.

Segundo o IBGE, a Pnad Contínua também já contém informações mais completas e abrangentes sobre o mercado de trabalho na indústria.