Topo

Vendas da nova safra de soja de MT avançam pouco; Imea vê mais negócios no disponível

12/06/2017 19h14

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas antecipadas da nova safra de soja (2017/18) de Mato Grosso, o maior produtor brasileiro da oleaginosa, avançaram no último mês para 4,25 por cento do total esperado, mas estão em ritmo mais lento do que estavam nesta época do ano passado, com produtores insatisfeitos com os preços oferecidos.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou nesta segunda-feira que o índice de negócios para entrega futura se compara a cerca de 21 por cento do total vendido antecipadamente até meados de junho de 2016 para a safra 2016/17.

A comercialização para a safra cujo plantio começa em meados de setembro avançou 2,5 pontos percentuais na comparação com o número de maio.

Segundo nota do Imea, os preços da soja no ano passado em Mato Grosso estavam acima de 70 reais/saca, enquanto os atuais oscilam perto de 60 reais.

"Com as cotações atuais pouco atrativas, o ritmo de negócio tenderá a ocorrer por necessidade do produtor", disse o Imea, explicando o ritmo mais lento.

Já as vendas da safra 2016/17 (mercado disponível) atingiram 78,16 por cento, ante 69 por cento em maio, e continuam atrasadas ante a temporada anterior (2015/16), quando nesta época somavam 91 por cento.

"As vendas da safra disponível foram impulsionadas em maio... Foram vendidas 2,86 milhões de toneladas da safra 16/17", disse o Imea, citando o incentivo de alguns fatores como o incremento nas cotações internas em virtude do aumento do dólar, a necessidade de pagamento de contas e de liberação de espaço nos armazéns para a entrada da nova safra de milho.

As vendas da safra de milho 2016/17, por sua vez, avançaram de 46,7 por cento em maio para 60,54 por cento em junho, mas também estão atrasadas ante a temporada anterior, quando somavam nesta época cerca de 85 por cento no ano passado.

(Por Roberto Samora)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vendas da nova safra de soja de MT avançam pouco; Imea vê mais negócios no disponível - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia