Topo

Dólar recua e vai abaixo de R$ 3,15 após Fed

26/07/2017 15h45

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar ampliou a queda nesta quarta-feira, voltando a ficar abaixo de 3,15 reais, após o Federal Reserve, banco central norte-americano, ter mantido a taxa de juros da maior economia do mundo e informar que vai começar a retirar sua ferramenta de estímulo "relativamente em breve", dentro do esperado.

Às 15:44, o dólar recuava 0,58 por cento, a 3,1490 reais na venda, depois de bater a mínima do dia em 3,1432 reais imediatamente após o comunicado do Fed, nesta tarde. O dólar futuro caía cerca de 0,80 por cento.

"(A decisão do Fed) veio exatamente como esperado pelo mercado", afirmou o gerente da mesa de câmbio do banco Ourinvest, Bruno Foresti.

O banco central norte-americano manteve sua taxa de juros na faixa entre 1 e 1,25 por cento e informou que espera "começar a implementar seu programa de normalização do balanço patrimonial relativamente em breve".

Juros mais elevados nos Estados Unidos têm o potencial de atrair recursos hoje aplicados em outras praças financeiras, como a brasileira.

No exterior, o dólar passou a cair ante uma cesta de moedas e também recuava ante divisas de países emergentes.

Internamente, os investidores também terão notícias sobre política monetária. Nesta noite, será anunciado o desfecho do encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, com apostas amplamente majoritárias e já precificadas de corte da Selic em 1 ponto percentual, para 9,25 por cento.

Os investidores também trabalhavam de olho no cenário fiscal do país, após a suspensão do aumento dos impostos sobre combustíveis pela Justiça. O governo recorreu da decisão e argumentou que, sem essas receitas, a máquina pública pode ser afetada.

Na véspera, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que não há, no momento, decisão de alterar a meta fiscal para o ano, de déficit primário de 139 bilhões de reais. Segundo ele, se a alta de impostos sobre combustíveis for vetada em definitivo pela Justiça, o governo buscará outros impostos para repor as perdas.

O Banco Central brasileiro vendeu integralmente a oferta de até 8,3 mil swaps cambiais tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares-- para rolagem dos contratos que vencem em agosto. Com isso, já rolou 5,395 bilhões de dólares do total de 6,181 bilhões de dólares que vence no mês que vem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dólar recua e vai abaixo de R$ 3,15 após Fed - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia