Topo

Programa "Gás para Crescer" será encaminhado ao Congresso até o fim do ano

25/09/2017 12h39

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um projeto de lei ou medida provisória sobre o programa "Gás para Crescer" será encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional até o fim do ano, disse nesta segunda-feira a diretora de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo.

O texto criará novas regras para fomentar o setor no país, por meio da entrada de mais ofertantes e mais demandantes de gás.

"A consolidação das propostas foi feita, e mandamos a proposta de aprimoramento para Casa Civil", disse Symone, acrescentando que após isso ocorrer o texto será encaminhado ao Parlamento.

"O encaminhamento vai ser neste semestre, esperamos a aprovação o mais rápido possível, mas a aprovação vai depender do movimento do próprio Congresso", adicionou ela, ao afirmar que o governo ainda não definiu "o formato" para o encaminhamento, se MP ou projeto de lei.

A diretora evitou estimar um prazo para o projeto ser aprovado pelos parlamentares.

"O programa tem três grandes resultados: um novo desenho do mercado de gás, um aperfeiçoamento de regras tributárias e uma integração entre gás e o setor elétrico... hoje tem um ofertante de gás e poucos demandantes, e queremos muitos dos dois lados", disse ela em evento do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).

Symone acrescentou que algumas medidas para estimular o setor de gás já são discutidas paralelamente ao programa, como a criação de um diferenciamento tributário para transporte de gás no Brasil.

O debate está sendo feito dentro do Confaz, conselho que reúne os secretários de Fazenda dos Estados.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Programa "Gás para Crescer" será encaminhado ao Congresso até o fim do ano - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia