Topo

Ameaças veladas e traição: o fim do jogo de uma recuperação judicial no Brasil

Gram Slattery

22/12/2017 15h18

Em meados de novembro, o ex-presidente-executivo da empresa brasileira de telecomunicações Oi disse à diretoria da empresa que ele estava recebendo telefonemas ameaçadores, de acordo com duas pessoas presentes na reunião.

As mensagens anônimas foram feitas para o celular de Marco Schroeder e seu telefone residencial. Muitas vezes, quem estava ligando parecia conhecer sua localização exata, como no aeroporto de São Paulo. Pelo menos uma vez, de acordo com uma pessoa próxima ao executivo, as chamadas ameaçavam danos físicos graves.

Leia também:

Os confidentes de Schroeder acreditavam que as chamadas eram provenientes de pessoas ligadas ao Société Mondiale, acionista da empresa ligado ao empresário Nelson Tanure, que controlava o conselho da empresa, mas que fazia inimigos de sua administração.

Um representante do Société Mondiale chamou qualquer conexão entre Tanure e tais chamadas de "irracional e irresponsável". Schroeder não quis comentar.

As suspeitas que surgiram nos últimos meses de uma reestruturação da dívida recentemente completada pela Oi mostram quão amargamente o processo dividiu a maior operadora de linha fixa do Brasil.

Em 20 de dezembro, os credores da Oi finalmente aprovaram um plano para reestruturar a dívida de R$ 65 bilhões da Oi, pondo fim à maior recuperação judicial na América Latina.

No entanto, os dois maiores acionistas originais da Oi, o Société Mondiale e a Pharol, anteriormente Portugal Telecom, apresentaram ou ameaçaram apresentar moções para reverter a decisão. Oi, em resposta, disse que o plano é legalmente hermético.

Difícil desde o início

A Oi, projetada pelo PT como um rival doméstico de empresas de telecomunicações apoiadas por estrangeiros, como a espanhola Telefonica Brasil, tinha que se expandir para regiões distantes nas últimas décadas e prestar serviços, como 650.000 telefones públicos pouco utilizados, que ofereciam pouquíssimos retornos.

No momento em que a empresa entrou em colapso com sua enorme carga de dívidas e se declarou em recuperação judicial em junho de 2016, um quem é quem global de investidores de dívidas problemáticas apareceu e as fricções entre os acionistas e os credores estavam na direção de alívio.

Entre esses, estavam os veteranos Aurelius Capital Management e Goldentree Asset Management.

Entre os primeiros, estava a Société Mondiale de Tanure, que havia acumulado um pedaço das ações da empresa e obteve alianças dando-lhe controle majoritário do conselho da Oi.

Isso colocou o conselho em um curso de colisão com os principais detentores de títulos, que estavam pressionando para diluir severamente o valor dos acionistas. Ao longo de 2017, o filho de Tanure, Nelson Jr., tentou recrutar fundos de hedge de Nova York e Londres para apoiar um plano amigável para os acionistas, de acordo com fontes com conhecimento do assunto.

Essa campanha inicialmente foi apoiada pela administração da Oi. Mas à medida que o quarto trimestre se aproximava e a Oi entrou no segundo ano em recuperação judicial, os executivos da empresa começaram a duvidar se o plano poderia angariar credores suficientes.

Em meados de outubro, a equipe liderada por Schroeder começou a se reunir com os principais grupos detentores de dívida da empresa, incluindo Aurelius e Goldentree, sem a bênção do conselho, de acordo com as fontes.

"A diretoria desde o início negociou com todos os credores, acionistas e governo", disse Schroeder à agência de notícias Reuters.

Conselho versus diretoria

Isso irritou o conselho, disseram as fontes, e no início de novembro, ele nomeou dois novos executivos em uma tentativa de ganhar mais influência sobre a administração. Mais tarde, em novembro, Schroeder relatou receber mensagens telefônicas anônimas, de acordo com as fontes.

Logo depois, ele se demitiu abruptamente, citando desentendimentos com o conselho, e a administração rapidamente escolheu o atual presidente-executivo, Eurico Teles, um advogado, para substituí-lo. Não querendo adicionar uma contenda sobre a administração para disputa dos credores, o conselho aceitou sua nomeação, disse uma fonte. 

Mas as tensões continuaram.

Com o prazo para o encerramento de um plano de reestruturação final em dezembro, o membro do conselho de administração, Demian Fiocca, apoiado por Tanure, enviou um email ao vice-presidente financeiro da Oi, Carlos Brandao, acusando ele e outros gerentes de minar uma proposta favorável aos acionistas.

"Você está desautorizando o conselho e a companhia? É isso?" perguntou Fiocca no email, visto pela Reuters. "Se fosse verdade, seria um absurdo".

A Oi não quis comentar o episódio. Um representante de Fiocca disse que ele trocou centenas de emails com Brandao, com apenas um adotando um tom "mais duro".

O fim do jogo

No final, os protestos de Fiocca foram em vão.

Naquela noite, 29 de novembro, o juiz que supervisiona a reestruturação da Oi deu a Teles os poderes para negociar um plano de reestruturação, deixando o conselho de lado, citando sua reticência para conversar com os principais detentores de títulos.

À medida que o prazo de um acordo de reestruturação imposto pelo tribunal se aproximou, em uma teleconferência tarde da noite em meados de dezembro, Teles chegou a um entendimento em princípio sobre um plano passando para os principais credores, incluindo Aurelius e Goldentree, 75% das ações da companhia.

O conselho ficou lívido com a diluição dos acionistas, que era três vezes o que eles propuseram, bem como os termos que eles consideravam que dariam muito poder a Teles sobre a composição do conselho, de acordo com duas fontes.

No final de uma reunião do conselho mais tarde naquela semana, Luis Palha, o presidente do acionista Pharol, pediu que os assessores deixassem a sala e disse a Teles que ele se sentia severamente traído, disseram as fontes.

Na reunião de credores, que começou na última terça-feira e ocorreu no mesmo local que organizou partidas de boxe nas Olimpíadas de 2016, todos os principais detentores de títulos votaram a favor do plano.

Nas horas anteriores, o Société Mondiale desencadeou uma enxurrada de ações legais.

"A Oi com este plano é outra empresa", disse um exausto Eurico Teles aos jornalistas depois que a reunião de 13 horas terminou às 2:20 da manhã. "Eu acho que este foi um dia emocional".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ameaças veladas e traição: o fim do jogo de uma recuperação judicial no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia